quinta-feira, agosto 16, 2007

Eles andem aí.. (sim Andem foi de proposito...)

Nove casos de condução sob influência de estupefacientes e psicotrópicos, foi este o balanço da operação “Viver 2007” que arrancou na madrugada de anteontem em todo o território nacional, incluindo as ilhas.

A iniciativa envolveu 1.423 militares da GNR e 542 da PSP, tendo a operação resultado também em 110 detenções por crime, como excesso de álcool ou desobediência.

No caso de o teste, efectuado com um aparelho de despistagem (Oatec-3) e que demora 5 a 10 minutos, acusar positivo a drogas, o condutor será encaminhado para uma análise sanguínea, deixando em aberto a possível detecção de medicamentos.

Os tranquilizantes, por exemplo, podem acusar no teste rápido, que só é obrigatório caso o condutor esteja envolvido num acidente ou caso revele indícios do consumo de drogas, seja ele comportamental ou físico.

Multas

Sendo indiferente o espaço temporal entre a realização do teste e o consumo da substância, o que distinguirá a pena a aplicar será o resultado da análise sanguínea. As coimas variam entre 500 e 2.500 euros, e a inibição de conduzir poderão ir de 2 meses a 2 anos.

Os automobilistas apanhados não serão automaticamente impedidos de conduzir.

Sem comentários: