segunda-feira, setembro 24, 2007

Terra Estranha??? Bota estranho nisso....

A National Geographic de Junho, traz uma reportagem extensa sobre o crescimento económico na China.. (Cidades Instantâneas)

Claro que já todos ouvimos o blá blá blá do costume, poucas condições humanas, crescimento selvagem, economia desgovernada (apesar de centralizada), etc...

Para alem de alguns factos numericos que nao deixam de impressionar (já la iremos), relembrou me bastante os relatos que estudei no Secundário sobre a revolução industrial ocorrida na Inglaterra ao longo dos Seculos 18 e 19 (se bem que desconfie que neste caso, nao vao precisar de 100 anos para atingir o nosso grau actual...

Mas como gosto muito de numeros, aqui vai um resumo em numeros do que está escrito:

1) O reporter acompanhou um par de investidores que foram ver um armazem para montar uma fabrica numa terra chamada Datang...
Entre os 2 demoraram 1h a fazer o projecto da planta da futura fabrica de 3 pisos, ja com acomodações para empregados. Tres meses para começarem a laborar.. (as maquinas sao feitas por eles, baseadas nos conhecimentos que alguns mecanicos teem de trabalhar noutras fabricas com maquinas "reais"..Nada de Especial, foi o que um americano fez em 1810 quando visitou as fabricas de tecidos na Inglaterra, iniciando a Industria na América).

Só por curiosidade, o site da empresa, com catalogos on line, logotipo, cartoes, de visita, etc... ficou por 500 Euros.....

Datang Produz hoje em dia 70% dos botoes de roupa fabricados na China (Com 64.000 Habitantes registados, tem 380 Fabricas) , 30% das meias fabricadas no Mundo (!!!!). Acrescentem-lhe cerca de 350 Milhoes de Guarda Chuva anos..

Tem um centro comercial com mais de 30.000 pontos de venda e atrai tantos comerciantes do médio oriente que tem 23 grandes restaurantes árabes...). Aconselho a ver na revista a fotografia das Lojas, é impressionante ver as prateleiras..

O crescimento economico obriga a um grande Boom imobiliario (claro que estas casas são só para alguns...).. Apesar de pagarem 30 centimos por hora aos empregados da construção civil, algumas moradias chegam a custar 350.000 Euros... (em 13 meses, constroi-se um bairro destes...)


Na zona Económica de Lishui (onde está Datang), o investimento em infratestruturas dos ultimos 5 anos, foi 5 vezes o investimento nos 50 anos subsequentes.. (a economia chinesa tem crescido 10% ao ano nos ultimos 30 anos..).

140 Milhoes de chineses abandonaram os campos e passaram a ser operarios fabris em igual periodo de tempo..E estima-se mais 45 milhoes para os proximos 5 anos..

A zona industrial da Capital da provincia, iniciada 14,5Km quadrados iniciada em 2002 alberga hoje 200 fabricas e 30.000 Trabalhadores (foram deslocados 1000 camponeses e aplainados 108 montanhas e colinas..)

Segundo a constituição, todos os terrenos pertencem á Nação.. Mas as autoridades locais podem aprovar a venda dos direntos de utilização..com uma margem jeitosa (6,6 hectares, custaram 735.000 Euros e foram vendidos a uma imobiliaria por 27.000.000).


Quando as vendas baixam, os patroes deixam de pagar (alem de pouparem nos custos, garantem que os empregados nao fogem, porque estes nao saiem sem receber o que está em divida..é que se nao for assim, um empregado simplesmente, deixa de aparecer quando tem uma oferta melhor..)

Epilogo da Reportagem.. A fabrica muda de local....
A transferencia de todo o equipamento demorou 2 dias (1 para desmontar e outro para montar) e os operarios que acompanharam a mudança (porque nesta altura já eram considerados mao de obra especializada), foram "convencidos" com um aumento substancial de ordenado.. Vao receber 93 Euros de Ordenado, mais 4 Euros para Refeiçoes e podem dormir nuam zona propria da fábrica com camaratas...

Assim vai indo a futura potencia económica numero 1....

Sem comentários: