sexta-feira, janeiro 25, 2008

As manhas da radio....

As manhas da radio, enquanto nos dirigimos calmamente para o emprego (para entrar nunca se tem pressa), oferecem-nos sempre alguns momentos de reflexao..

Por norma, tenho o radio na TSF e hoje de manha, 2 situações chamaram a minha atenção.

a) A crónica da Joana Amaral Dias sobre a expulsão dos marroquinos que chegaram há umas semanas por barco ao Algarve.
Sinceramente, nao estou suficientemente á vontade sobre a legislação em causa e muito menos sobre todos os contornos do caso, mas admito tão radical é quem como ela, advoga que nao deveriam ter sido expulsos, como quem do outro lado da barricada, acha que deveriam ter sido expulsos a correr.. O problema parece me muito mais complexo e a questão é. o que fazer com eles? Temos alguma estrutura de apoio que os integre? a fazer o que? como? entramos numa de estado providencia ? (nem sequer conseguimos dar boa estadia aos que ca estao e que nasceram cá.... quanto mais..)... há pois é...

b) A descida do IVA para os Ginásios (parece despropositado face ao ponto anterior?? talvez nao..)
A historia resume se rapidamente. O IVA dos Ginasios foi reduzido de 21 para 5% (parece que desta forma, vamos todos poder começar a ir ao Ginásio..hehehe), no entanto, pasme-se.. Nao tem sido comum a adequação dos preços á descida do IVA (I wonder why...)
Lembrei-me daquelas peças jornalisticas, normalmente efectuadas nas zonas fronteiriças, em que os nossos empresarios todos advogam que se harmonizassemos o nosso IVA com o dos Espanhois nos produtos similares, a malta ja nao ia toda a correr meter gasolina e comprar caramelos a Espanha... Pois, parece-me pelo exemplo dos Ginásios, que se isso acontecesse o preço dos produtos em Portugal, dificilmente iria acompanhar a descida do IVA....acho eu... ;-))))

Já agora.. podiam ter feito o teste com algo mais util do que o IVA dos Ginásios... Ou entao obrigar a que todos os produtos apresentassem o preço sem IVA e com IVA.. assim a malta fazia melhor as comparações....

A não Perdes: No site da SIC, a reportagem ontem emitida com a conversa entre a tecnica do INEM, uma familia portuguesa e os Bombeiros... Depois.. voltem a ler este post novamente..

Sem comentários: