terça-feira, maio 18, 2010

Sinais dos Tempos......

O Fénomeno do FaceBook vai muito para além dos jogos OnLine (onde tanto podemos jogar a bola, ser padrinhos mafiosos, agricultores de sucesso ou meros concorrentes a um monumental trivial cinematográfico)...

Através do FaceBook conseguimos manter o contacto com os amigos de sempre, com os amigos de ocasião e com os amigos que nem sequer conhecemos, mas que em algum dia, aceitámos na aplicação.

É o fenómeno do voyerismo no seu expoente máximo (ou como diz o criador, é o fim da privacidade). Através do FaceBook partilhamos as experiencias fotográficas dos nossos amigos e dos amigos dos nossos amigos, sabemos que cidades visitaram, o que acham sobre as noticias, como se sentem hoje, enfim, o que quisermos.

Recentemente, deu se igualmente o inicio a um outro fenómeno que considero muito interessante.... As noticias em Directo via facebook. Ja tinhamos tido um cheirinho disso quando por exsemplo, após o terramoto no Haiti, muitas pessoas afectadas, acharam preferivel informar via facebook que estavam bem, ao mesmo tempo que partilhavam on line as suas vivencias, fotos e consideraçoes sobre o momento que estavam a viver.

Neste momento, e se nos dermos ao trabalho de adicionar alguns orgãos de informaçao no FaceBook, temos informaçao no momento, e podemos deliciar nos com os vários comentários que vao sendo efectuados por todos os fãs dessas paginas. Para efeitos de teste, aconselho o TSF, o Publico e o Record. Aconselho vivamente, pois os comentários as noticias são um garante de momentos de boa disposição. A um outro nivel, temos por exemplo o site da Caderneta de Cromos, programa da Radio Comercial que já conseguiu fazer retornar um gelado mitico como era o Fizz Limão, criar um encontro de fãs da caderneta de cromos que por sua vez eram fãs dos Strumpf (com direito a fotos do evento e dos variados bonecos que cada coleccionador levou).

Temos tambem o fenómeno social dos grupos de utilizadores, alguns com motivaçoes sérias, outras simplesmente para ajudar a passar uns momentos descontraidos e engraçados (poderia aqui dar 4 ou 5 exemplos, mas acreditem que é muito mais recompensador criar uma conta e assistir aos diversos convites que obviamente irão receber).

Temos depois a parte mais séria da questão (será mesmo???) que é a partilha que alguns dos nossos ilustres colunaveis fazem no FaceBook dos acontecimentos marcantes da sua vida (casamentos, divorcios, doenças, mortes e outras cenas que tal...).

Qual será o limite???? provavelmente o céu.....

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas o pior é que ha muita gente que como nao consegue ser famosa de outra forma, poe lá toda a actividade profissional, em grandes parragonas para alimentar o seu ego com os comentarios cretinos de quem "rasteja" quem sabe para ser beneficiado em algo.
Se somos bons , nao precisamos de apegoara aos 4 ventos os nossos feitos, que apenas resultam do nosso trabalho....

Que importa realmente que X e Y tenham ido á Tokio , á Madeira Aos States.....
Que pirosos....

Anónimo disse...

Se se tem um fb ou um blog e ninguem nos liga,para que temos, ou será que muitas vezes é para alimentar o nosso ego e sermos famosos , nesta "quintinha" ficamos a saber que um senhor que ninguem conhece foi dar uma conferencia ao Pakistão, que comeu, massa, que nadou na piscina, e os seguidores dizem ..que bom..., tenho um amigo importante, tudo isso é de mau gosto e de falta de classe .
Realmente fica mais baratos que colocar outdoors a dizer I´m here .
A humildade nunca fez mal a ninguem...

Podes ter muitos defeitos, mas a discrição é uma qualidade.
Realmente é interessante a analise sociologica , nisso tens razao.

Eu estou de acordo e divirto me a assitir á loucura , desenfreada dos cidadãos deste pais das bananas.

Um abraço

Anónimo disse...

Enfim encontro uma analise muito correcta e contudente sobre alguns comentarios do FB, e acrescento a minha opinião......

@O Professor é aquele que sempre esta se actualizando e tenha a humildade para reconhecer que é um eterno aprendiz nesse mundo de conhecimentos e misterios.@

Unknown disse...

Para o ultimo anónimo...

http://estranh-em-terra-estranha.blogspot.com/2006/05/inicio.html


A problemática das novas formas de comunicação e da forma como interagimos com elas, há muito que me seduz. Sinceramente acho que estamos na fase da descoberta, tudo é novo e portanto, todos os excessos se cometem, eventualmente mais a frente, entraremos entao na fase de cruzeiro com um certo retorno a normalidade (que nunca mais será a mesma), mas mesmo assim sem voltarmos a ver os excessos que se cometem neste momento (ou melhor, veremos outros excessos noutra nova tendencia que concerteza irá aparecer).

Um bom sinal disso é os cuidados que ja se observam por exemplo com as contas do FaceBook, em que já nao estao abertas a curiosidade de qualquer pessoa, havendo cada vez mais o cuidade de ter os perfis fechados e protegidos de olhares alheios. (nunca a 100% é verdade, mas já é melhor que nada).

Em resumo, estamos numa fase em que todos queremos avançar..muitas vezes sem saber bem para onde nem como.. apenas sabemos que queremos avançar..

Unknown disse...

Um outro exemplo...

http://www.facebook.com/group.php?gid=41821456494&v=wall&ref=ts

Anónimo disse...

Obrigado Luis pelo link que eu ja conhecia, mas nunca é demais reler.

Realmente sou um anonimo que gosto de ler os blogs que mantem algum nivel.e estou de acordo com a resposta, Claro que estamos a falar da utilizaçao do FB por pessoas responsaveis,
Muitas vezes neste mundo virtual en que o contacto pessoal pouco existe, o FB é o contacto virtual , mas com pessoas que tem rosto para cada utilizador.Nao entendo os 200 ou mais amigos, mas será que serao mesmo.?.Mas tudo é bastante interessante , e pode se fazer uma analise sociológica dos utilizadores.
Obrigado por ter tido a atençao em responder.

Estou á espera da tal noticia indicada , desafiando a atençao dos leitores do seu blog