terça-feira, agosto 15, 2006

Alfama.....






Igreja S.Vicente de Fora...
A sua construção foi iniciada em 1147, por D. Afonso Henriques, e prolongou-se até o século XVIII, quando foram acrescentados os azulejos inspirados nas fábulas de La Fontaine.



Panteão Nacional
Panteão dos reis da dinastia de Bragança, na barroca Igreja de Santa Engrácia, com as dezenas de sarcófagos reais, incluindo o dos últimos monarcas portugueses, D. Carlos e o príncipe D. Luís Filipe.

A Feira
Num contraponto ao peso da história, ali mesmo no Campo das Cebolas, a conhecida Feira da Ladra reúne o artesanato e as velharias, um mercado e vendedores de roupas que, às terças e aos sábados, ocupam o local com grande alarido.

Miradouro
Uma esplanada convida à contemplação e, do outro lado da rua, está o Palácio Azurara, sede da Fundação Espírito Santo que abriga um museu e uma escola de artes tradicionais portuguesas.


A Sé.....
Sé Catedral de Lisboa, o marco da fundação da cidade após a tomada aos mouros. Mandado construir por D. Afonso Henriques, no século XII, o monumento é imponente, com suas torres e a fachada em estilo românico. O interior revela uma planta em cruz latina, com 60 metros de comprimento e 22 de largura, quase uma centena de arcos românicos, rica sacristia e capelas com traços góticos, além de elaboradas talhas, pinturas e antigas arcas tumulares.
Logo a seguir, avista-se a igreja pombalina de Santo António da Sé, consagrada ao santo lisboeta que ali terá nascido nos finais do século XII, como assinala uma lápide na cripta do edifício. É no pequeno largo fronteiriço, decorado com a estátua do santo padroeiro da cidade, que se iniciam os cortejos populares de 13 de Junho, seguindo pelas ruas de Alfama.

3 comentários:

Anónimo disse...

tão bom.passear em lisboa só porque sim. porque mesmo que..you don't know where you are going..you certainly are on your way

Anónimo disse...

Beautiful are the words that are really higher than we, thanks joana! :)
Higher is the soul...

Unknown disse...

Esta informação foi retirada provavelmente da Wikipédia.. vou rever de qualquer forma