sábado, agosto 05, 2006

Orion.. Parte II




Orion - Continuando a leste encontramos as "Três Marias". As "Três Marias" estão no centro de um retângulo formado por duas estrelas muito brilhantes (Betelgeuse (mag. 0.50) - uma gigante vermelha situada abaixo e a direita das "três Marias", Rigel (mag. 0.12) - uma gigante azul situada acima e a esquerda das "três Marias") e outras duas nem tão brilhantes. As outras duas estrelas nem tão brilhantes completam o retângulo.

O Orion era visto pelos gregos como um caçador. As "Três Marias" representam o cinto do caçador. Betelgeuse seria o seu ombro esquerdo e a estrela a seu lado o direito. O braço direito segura um escudo enquanto o esquerdo uma espada. Logo acima das "Três Marias" encontram-se as "Três Mariazinhas" que, como sugere o nome, são uma versão diminuída das "Três Marias". Elas são a bainha da espada de Orion.

Nebulosa do Orion: a estrela central das "Três Mariazinhas" oferece nos um espectáculo fantástico com qualquer telescopio. Essa "estrela" é na verdade uma nebulosa. Mesmo a olho nu podemos perceber que a sua imagem é borrada e não um pontinho como a imagem de uma estrela. Essa nebulosa é uma nuvem gigante de gás e poeira onde milhares de estrelas se estão a formar.

imagem da nebulosa de Orion :

1 comentário:

Anónimo disse...

Look... it´s the starbirth