sábado, julho 22, 2006

Brilhante..

Uma mega operação de fiscalização decorreu esta madrugada na auto-estrada A1, entre Coimbra e Lisboa, reunindo pela primeira vez oito entidades de segurança que, numa acção conjunta, inspeccionaram veículos, condutores, mercadorias e fiscalizaram a situação de imigrantes.


De acordo com o major Lourenço da Silva, da GNR a "Operação Pala" decorreu das 03h00 às 07h00 entre Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa, no sentido Norte-Sul, com controlo de todas as saídas da auto-estrada, situação igualmente inédita numa operação destas.A acção de fiscalização contou com a participação, além da GNR, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), Direcção-Geral das Alfandegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), Autoridade de segurança Alimentar e Económica (ASAE), Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) e Serviço de Fiscalização do Instituto de Segurança Social.

Ainda sem o balanço final da operação, Lourenço da Silva afirmou que durante as quatro horas foi detectado todo o tipo de infracções: excesso de peso na carga dos veículos, de velocidade, de álcool, condutores sem carta de condução, sem documentos válidos e sem inspecção feita.Para levar a cabo esta acção, o trânsito foi encaminhado para a área de serviço de Aveiras e todos os veículos foram fiscalizados, com alguns efectivos do departamento de investigação criminal à paisana para observar eventuais tentativas de ludibriar os agentes.Exemplo disso foram alguns casos detectados de "simulação de abastecimento de combustível para haver troca de condutor, normalmente por falta de carta de condução", contou Lourenço da Silva.

Os agentes distribuiram-se pelos onze nós da auto-estrada, quatro áreas de serviço e uma área de repouso, para controlar todas as hipóteses de saída e impedir fugas de condutores que se apercebessem ou tivessem sido avisados da operação, explicou o militar.Só da GNR, contavam-se 50 militares só em Lisboa (área de serviço de Aveiras), pertencentes à Brigada de Trânsito, a duas unidades territoriais, ao regimento de infantaria da Guarda e à escola prática, estes últimos acompanhados por cães especialistas em manutenção da ordem pública, em detecção de droga e de explosivos e armas.

O SEF inspeccionou autocarros expresso. Entre cerca de cem imigrantes fiscalizados encontrou dez ilegais, um dos quais uma cidadã brasileira que ficou em terra e perdeu a viagem. A mulher, grávida, foi transportada pelo SEF até à sua casa, em Lisboa.

Os 13 inspectores das actividades culturais presentes na operação contavam apanhar transporte de pirataria de CD a caminho de feiras de sábado de manhã, mas nada encontraram

Também a ASAE selou alguns transportes de bens alimentares por falta de condições de higiene e segurança, embora tenham sido uma minoria, segundo a coordenadora da equipa.

Lourenço da Silva explicou que não é costume operações destas na auto-estrada, mas que o objectivo é que futuramente se passem a realizar com mais frequência "para garantir que a circulação se faça na maior normalidade", dando "mais segurança aos condutores cumpridores e dissuadindo os não cumpridores".

In Publico 22.07.05

13 Detidos por excesso de alcool mais 2 detidos por recusarem o Teste. Cerca de 250 Multas por excesso de velocidade.. isto em cerca de 1000 verificações.. Unico...

Sem comentários: