quinta-feira, agosto 10, 2006

Os 20 livros da minha vida......terminado

Porque nao 10 ? porque 10 eram de menos.. e porque nao 30? seriam de mais? nao, mas o blog nao aguentava....
Não vou referir apenas 20 livros, em algumas situações, vou referir grupos de livros lidos em alturas especiais, ou mesmo obras completas de autores (porque nao podem ser desassociadas..) Para os livros que li e que nao mencionei aqui, mas que apesar de tudo me marcaram, o meu muito obrigado ao que me ensinaram...
1 - Um estranho numa terra Estranha - Robert Heinlein - Um livro espantoso. A historia de um extraterrestre que aterra neste mundo e que provindo de uma sociedade sem noção de posse / ciume / inveja.. da para perceber a confusao armada... Henlein é especialista em repercurtir no futuro os nossos pecados actuais (ver ponto 2).. Um livro imprescindivel em qualquer biblioteca. Como curiosidade.. era um dos livros de cabeceira do Charles Manson (ver net.. Sharon Tate).
2 - Nao temerei nenhum mal - Robert Heinlein - Uma incursão de Heinlein num assunto polemico (clonagem e transplante de orgaos), visto de uma forma leve...mas seria. A historia de um transplante de cerebro entre 2 pessoas amigas, por morte de uma delas... Um livro de certa forma leve...mas que nos deixa a pensar..
3 - Pappillon / Banco / Falso / Fa Clube - Henri Charriere (2) / ???/ Irving Walace - Recordações de um Verão.. Sines, 198X, os muitos livros que levei para ler esgotaram-se.. Opção.. Assaltar a Biblioteca do dono da casa.. meu familiar proximo e que muito me ensinou.. Foram 3 livros que me marcaram.. Pappillon e Banco, são o volume 1 e 2 da experiencia de vida do protagonista de uma das maiores fugas das prisoes ultramarinas francesas.. Fã Club.. a minha iniciação a Irving Wallace.. De quem sou fã... Um livro violento, sobre um conjunto de homens, sem ligaçãpo entre si que decidem raptar a sua atriz de cinema preferida, para que ela se apaixone por um deles.. interessante a forma como ela acaba por os manipular...
4 - Obras de Sven Hassel - Uma pérola desconhecida, mas que considero imprescindivel para quem goste da temática da segunda guerra mundial. os seus livros tratam das aventuras de um conjunto de homens reunidos num pelotao disciplinar alemao na frente russa. A escrita é simples e directa.. relata como foi um dos periodos mais negros do seculo passado. vivo, pesado, cru.. por ventura será um dos motivos porque me tornei fã dos livros da segunda guerra mundial.
5 - Os Maias - Eça de Queiróz - Provavelmente o melhor livro dos classicos portugueses. Tive de o ler para um teste no meu 10º ano. Lembro me que fui dos poucos a ler. E atraves dele tornei me fã de Eça. Uma representação fiel da sociedade portuguesa do fim do seculo 19... Muito interessante é tambem o Cidade e as Serras, com o seu inesquecivel jantar encravado no elevador...Eça é dos meus autores preferidos (sim eu sou de levas..se gosto de um, arranjo tudo dele e depois leio de fio a pavio...)
6 - Mila 18 / Exodus / Morte Lenta - Leon Uris (2) / (????) - Sinceramente dos 3, nao sei qual será o melhor.. Penso que a morte lenta sera o mais dificil de arranjarem... a minha edição é antiga... Os outros 2 sao livros de ler e viciar ate ao fim. ..Leon Uris e a temática Judaica. Os dois livros muito diferentes, mas inesqueciveis. Mila 18, a sede da revolta judaica no Gueto de varsovia durante a 2ªguerra mundial.. Cru.. Directo.. Exodus.. O nome de um barco, que repetiu a história biblica do transporte de Judeus para a Terra Santa.. Um livro muito interessante historicamente, pois retrata uma parte, muitas vezes esquecida, da criação do estado de Israel.. (e o papel das chamadas grandes potencias..)..
7 - Cronicas dos Vampiros - Anne Rice - Um universo paralelo, polvilhado de um conjunto de seres que acompanhamos ao longo dos séculos. Do Antigo Egipto á nova Orleaes de hoje em dia. Acompanhamos a vida de um conjunto de seres, com os seus conflitos interiores (devo alimentar-me de sangue humano ou nao?). Aconselho vivamente o Menoch the devil, onde a tematica Bem Vs Mal é discutida entre o diabo e um vampiro. Esta serie de cronicas é tambem interessante, porque o cruzamento de personagens, cada qual com direito a seu livro, permite-nos reviver algumas cenas, sobre outro prisma.. Sem duvida um conjuto de cronica que adorei ler.. (para quem gostar.. LEiam a seguir as Bruxas de Mayfair da mesma autora, agora sobre a tematica da bruxaria.. outra vez em New Orleans...)
8 - O prémio / O Homem / 7 minutos / as 3 sereias- Irving Wallace - Outro dos meus autores preferios.. Sinceramente é dificil escolher um destes 4 livros, qualquer deles foi leitura compulsiva. Por onde começar.. O Prémio.. Uma trama de espionagem tendo como pano de fundo a entrega dos premios nobeis.. ou será que é a entrega dos premios nobeis tendo como pano de fundo uma trama de espionagem.. "O Homem"... e se por uma obscura pirueta do destino o 3 responsavel hierarquico america tivesse de assumir o cargo de presidente dos EEUU e se ele fosse..negro (lembrem-se de ver a data do livro..).. "7 Minutos".. A luta pela publicaçao de um manuscrito..sensivel.. sobre 7 minutos da vida de uma mulher..(queriam que durasse 7 minutos nao queriam!?!). uma historia contada ao estilo dos policiais de Humprey Bogart... Onde nao falta a donzela, filha do principal opositor a publicação.. E por fim.. "as 3 sereias", o que aconteceria se um dia fosse descoberta no pacifico uma ilha com uma população impoluta que nunca conheceu a nossa sociedade "Moderna". O que ocorreria quando uma equipa de antropologos la desembarcasse para os estudar???? pois ta claro.. cagada...
9 - 2 anos de férias - julio Verne - Muito ao estilo do Lord of the flies..mas sem a carga violenta.. (por acaso quando li o 2ª, pareceram-me a face boa e a face ma de uma mesma historia...): . Enquanto que num, as crianças se organizam e as coisas correm bem (ao estilo Verne), no outro, bem.. digamos que o outro sera muito mais real,...
10 - O Gene Egoista - Um livro interessantissimo sobre os nossos genes.. escrito de uma forma muito pratica, e que nos leva numa viagem sobre a evolução humana atraves dos genes.
11 - Colecção completa do Asterix - Goscinny & Uderzo - A minha banda desenhada preferida...As aventuras de uma aldeia gaulesa cercada por romanos.. ou se preferirem, as desventuras dos fortes romanos que cercam uma pequena aldeia gaulesa, cujo unico receio é que o ceu lhes caia na cabeça... È de ler e reler.. e voltar a ler... Dica..comprem os antigos, com os nomes originais e nao quela M"%$# que os novos editores resolveram fazer que foi re baptizar todos os intervenientes nao centrais.
13 - A centelha da vida - Erich Maria Remarque - Do autor de " A OEste nada de novo", este livro traz nos a historia de um prisioneiro num campo de concentração nazi. e a sua luta pela sobrevivencia...violento, aviso já.... Gostei bastante do A Oeste nada de novo.. Eu devia ter feito os 20 autores e nao os 20 livros...
14 - Deus Dorme em Masura - Kirst - A simplicidade irónica de uma vila perdida na Alemanha Nazi e as aventuras dos seus habitantes para sobreviverem numa era em que quem nao era a favor.. Era contra... muito bem escrito..
15 - O macaco nu / O zoo Humano / a tribo do Futebol– Desmond Morris - Um olhar sobre a nossa sociedade.. 3 livros girissimos.... Tenho a sorte de ter a edição grande da tribo do futebol, onde sao dissecados todos os aspectos do desporto rei.. O macaco nu então é espectacular.
16 – A ponte – Manfred Gregor - Okk, eu sei, repito me muito com os temas da segunda grande guerra.. mas prontos.. que se ha de fazer.. Este livro retrata a historia de uma ponte, que deverá ser defendida por um conjunto de jovens (arrebanhados a sua juventude para defenderem uma ponte.. sem perceberem porque..)
17 – 1421 – O Ano em que os chineses descobriram o mundo – Gavin Meyers - O livro mais recente desta lista.. uma viagem esclarecedora sobre os descobrimentos. Para quem gosta do tema é um livro imperdivel (ver meu post anterior sobre o assunto..)
18 - O Cavaleiro Andante / Zorro / Selecções ReadersDigest - as minhas ferias na Costa da Caparica em casa dos meus avós... A descoberta dos livros (fasciculos) que o meu pai coleccionava.. Encadernei-os todos.. Sobre as selecções, devorava as historias da 2ªguerra mundial e depois da guerra fria, relembro que estou a falar das selecções a partir de 1940 até 1960.(compradas a granel por anos,...). foram muitos e longos veroes...
19 - o Erro de Descartes- Antonio Damasio - Ou a arte de tornar simples e acessivel um tema complicado. Admito a minha falta.. Tenho ainda para ler o Sentimento de SI e apesar de o ter começado 2 vezes, tenho sempre de o abandonar. (nao sao livros para irem sendo lidos..mas para serem lidos..). A prova final que a Racionalidade nao pode ser tudo nos nossos processos cognitivos...
20 - Colecção completa do Baby Blue / Calvin- OS meus cartoons de eleição depois de crescido.. (nao posso esquecer aqui, Quino, tanto na sua vertente comica, Mafalda... E séria, com a sua visao irónica da sociedade actual...). O calvin.. bem, o calvin é o calvin.. O miudo terror que vive no seu mundo, juntamente com o seu urso de peluche.. Nao gostariamos todos de ter um amigo urso como o Hobbes? A colecção Baby Blues, foi iniciada por mim em Maio de 2001.. E foi comprada, porque.. EU COMPREENDO-OS!!!!!!!!!! aquilo é mesmo assim.. (leitura obrigatoria para futuros papás...)
PS: Decidi acrescentar um 21.. O Sangue do Graal (é uma Bi-Logia..), é um percursor muito interessante da onda dos codigos.. Ficou me na retina nao so pela qualidade dos 2 volumes, mas pela altura em que o li e o tempo que demorei.. 1 semana / 600 paginas.. Setembro de 1997.

20 comentários:

Zé "Prisas" Amaral disse...

O Conde de Monte-Christo?

Anónimo disse...

Sangreal ...hum...
Li o "Erro de Descartes" e gostei.
É de grande qualidade e de exposição clara.

Unknown disse...

São 2 livros.. Grandes..

Mas muito interessantes..

E é curioso que há 9 anos atras ja pegavam na questão da linhagem real

Anónimo disse...

hum... fixe!
Eu tenho um chamado o "O Graal e a Linhagem Sagrada" dos anos 80 que serviu em grande parte de inspiração para o "Código de Da Vinci" do Dan Brown.

Anónimo disse...

Cá vão alguns do meu top:
"The Orion Mystery" Robert Bauval Adrian Gilbert;

"O Despertar dos Mágicos" Louis Pauwels e Jacques Bergier;

"Projecto Livro Azul" Brad Steiger;

"A Trama do tempo" John Gribbin;

"Cosmos" Carl Sagan;

"A natureza do Espaço e do Tempo" Stephen Hawking e Roger Penrose;

"Sequestro" John E. Mack M.D.;

"Viajantes no tempo" Coordenação de Robert Silverberg;

"Os Mensageiros do Cosmos" Maurice Châtelain;

"O Código da Bíbilia" Mickael Drosnin;

"Os Espanhóis e Portugal" José Freire Antunes

Unknown disse...

muito boa escolha....

O despertar dos mágicos..eu li..alias, tenho bastantes, dessa mitica colecção de capa preta...

Cosmos..palavras para que.. Gostei tb dos dragoes do Eden...

Viajantes no tempo.tb li... gosto mt do Robert Silveberg

Mensageiros do Cosmos. acho que tenho la, nao recordo..

O codigo da biblia, sim, interessante..mas dubio...

Anónimo disse...

O que me atraiu no "Código da Bíblia" aquela história de ser matemática associada um pouco à teoria do caos ou à teoria "se o gato dentro da caixa está vivo ou morto", ou seja de depender da consciência do observador, abre um mundo incrível de pesquisa. Bem a minha visão claro está :)

Anónimo disse...

O "The Orion Mystery" é um livro sobre o segredo das pirâmides, as constelações e os ritos do Egipto.
Muito bom mesmo.

O "Projecto Livro Azul" é sobre um grupo científico criado para o estudo dos ovnis e as suas pesquisas.É hoje um livro raro.

A "Trama do Tempo" para quem gosta de buracos negros e diferentes perpectivas de tempo. A expectativa na leitura científica é uma coisa que este autor consegue criar muito bem.

A "Natureza do espaço e do tempo" viva o ópio das teorias matemáticas, um pouco denso e nem sempre muito perceptível, mas muito interessante.

O "Sequestro" é um livro de um psiquiatra de Harvard que realizou pesquisas sobre os abduzidos (levados por ovnis). É muito interessante mas não deve ser lido todo de uma vez pois torna-se pesado.

Os "Espanhóis e Portugal" uma execelente investigação que retrata as relações que Portugal e Espanha tiveram ao longo do tempo e os propóstiso por trás dos acordos económicos e políticos...

Anónimo disse...

Depois existem os documentos desclassificados...

Anónimo disse...

"O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" é uma excelente investigação sobre as descobertas que um padre, Saunière, fez nas fundações de Rennes-le-Château, que lhe deu poder sobre os seus superiores na Igreja e até na nobreza europeia. É muito bom mesmo.

Unknown disse...

sim, mas é tambem, um livro cuja veracidade é muito posta em causa....

Provavelmente alem do sauniere..poucos saberao a verdade do que se passou..

Anónimo disse...

É verdade ...
mas como a verdade é sempre um pouco como uma manta de retalhos por cima de nós, qual será a parte que estamos a ver? Por isso viva ás open minds e aos romances bem esgalhados!

Unknown disse...

ORION MISTERY e PROJECTO LIVRO AZUL.. nao se encontram em lado nenhum...

alguma sugestão?

Anónimo disse...

Bem... o que talvez possa ajudar a esclarecer a dificuldade é que pelo menos no meu caso, o Orion Mystery mandei vir de fora em inglês e o Projecto arranjei num alfarrabista por sorte no dia dos meus anos.
De qualquer forma eu tenho os dois e posso emprestar, espero apenas que sejam bem cuidados. Há algum lado onde os possa deixar ou enviar?

Unknown disse...

eu vou dar uma volta pelos alfarrabistas..

Se nao... faço um Post...

alguma sugestão para drop out Point?

Anónimo disse...

Não me ocorre nenhum sítio. Aceita-se sugestões.

Unknown disse...

Zona preferencial?

Bairros antigos?
Expo?
Esplanadas?

Anónimo disse...

Tanto faz embora a Expo seja-me mais acessível.

Unknown disse...

ok.. e que livros devo levar para a troca?

E já agora... identificamo nos atraves de uma pluma vermelha presa ao ouvido esquerdo?

A palavra passe é...
supercalifragilisticexpialidoceous?

Anónimo disse...

Bem se puder ser os do graal...

:))) Ten points!

Bem... se tirasses a mão da frente talvez ajudasse... :)

Não há qualquer problema se a foto que está no blog é actualizada (a outra claro!), acho que consigo reconhecer.