quinta-feira, agosto 31, 2006

O lado negro da força...

Para a nossa Geração, afogada que está em tecnologias, tudo serve para tentar compreender um pouco mais. Esse desejo de perceber..tão forte em todos nós e tão traiçoeiro..porque nem a nós próprios nos explicamos

Um psiquiatra dizia outro dia que "os psiquiatras são luxos tristes"

Ao transformarem uma técnica de tratamento, por ex. A psicanálise, numa maneira de explicar o mundo...estão a tornar redutor e a conferir à medicina um poder que não tem.
Os comportamentos.alguns eventualmente previsíveis...são geralmente opostos à nossa essência.


Hoje em dia, vamos ao psiquiatra/psicólogo apenas e só para termos alguém que nos oiça....

Depois esperamos que o médico faça aquilo que não temos coragem de fazer... que tome decisões por nós... se a decisão for de acordo com o médico, é a melhor do mundo (alem do mais, os comprimidos que eles receitam são óptimos... oba oba. é sempre a bombar...)

Porque não aprendemos a comunicar entre nós, livremente, sem restrições?
O que se diz..seja pela net..pelo telefone..eventualmente em presença..não são mais do que palavras..muitas vezes ficcionadas pelo transmissor e consideravelmente alteradas pelo ouvinte.

Uma coisa que a net teve de bom, foi que nos colocou de novo a comunicar, a falar sobre nós, a mostrar-nos. (mas será que é de uma forma real?)

A parte ma é que deixamos de poder contar com todos os outros sentidos para analisar o que nos dizem... temos de racionalizar tudo.


As conversas que temos pela net são diferentes. Mais informação...sim é verdade
Mas sem tom de voz...sem pausas na voz..sem qualquer tipo de intensidade
A

Será esta uma nova forma de evolução? E evoluímos para onde? Para o quê?
Para um sistema globalizado e hiper tecnológico..preso no meio-termo que inicialmente
Falámos?
E o que fazemos? Ficam sentados ao computador. A imaginar vidas virtuais?
Damos uma voltinha no carro novo... conversamos um pouco com os amigos sobre o que falaram por net..conversas menores é certo..porque pela net mostram-se mais..e depois há a insatisfação do vazio o chamado tédio..tão típico da n/ geração.
(uma pessoa amiga dizia me este fim de semana. “espantoso, não imaginas a quantidade de people que está on line a um sábado á noite. Eles já não costumam sair?)

Admitamos, os nossos paizinhos falharam na nossa educação ao quererem proteger nos de tudo aquilo pelo que tínhamos de passar, fizeram das tripas coração e para quê?
Concebemos a vida de uma maneira virtual..onde os problemas se apagam no deixa andar. Note-se que não estou a ser critico pertenço a esta geração e englobo me neste grupo.
Estamos habituados a que tudo seja cor-de-rosa. O que se quer, tem-se... e acima de tudo, entrados muito cedo num mundo virtual (repare-se que os 33 anos de hoje são ao primeira geração do Spectrum aos 10 anos. e depois do PC..aos 13)

Habituamos nos a não saber falar.

Tudo se resolve, alguém há de resolver. E entretanto.bute ver Televisão.


esquecemo nos do bom e tradicional processo de falar. De ficar uma noite á conversa..deixar o tema fluir livremente… (e recordo com muita saudade, uma tertúlia de Pré exames, onde as discussões filosóficas sobre qualquer assunto se sobrepunham quase sempre á preocupação do exame do dia seguinte. Bolas de Berlim devoradas pela madrugada dentro, nos sítios mais estranhos, seguidas de visitas ao Cacau da Ribeira..ou ao frigorifico de uma casa)

O importante, será sempre termos alguém do outro lado para ouvir. Nisso acredito..acredito na pessoa que perde o seu tempo a ouvir e na pessoa que encontra um espaço para falar..talvez numa conversa a verdade esteja apenas aí. Na vontade mutua de se encontrarem na troca de palavras. Do resto...muitas vezes não fica nada. Mesmo assim, das palavras, pouco se retira.

É o lado negro da força...

Coincidencias....

Nem de propósito, este artigo de opinião, atravessa-se a minha frente após uma "discussão virtual", vulgo e-mail sobre o tema.. (Ver post seguinte, resumo de algumas das coisas escritas nesse mail, e que sem duvida me parecem dignas de registo...Agradeço ao meu co-autor a disponibilidade para me ter ouvido e ter discutido comigo)

http://dn.sapo.pt/2006/08/31/opiniao/uma_geracao_fascinada_pelo_curto_pra.html

quarta-feira, agosto 30, 2006

O dia.....

Chega sempre.. aquele que gostariamos de nunca viver...

Em que nos apercebemos.....

Em que fazemos.. click...

clickei....

Para os Admiradores do Estilo Codigo Da Vinci

Parte I
http://dn.sapo.pt/2006/08/31/boa_vida/grandes_conspiracoes_historia_8_a_mo.html

Parte II

http://dn.sapo.pt/2006/08/31/boa_vida/grandes_conspiracoes_historia_8_a_mo.html

Como tudo na vida.. nada como uma morte misteriosa para adensar mistérios..mas que esta foi estranha.. La isso foi.

Yep.. Sensação de Dejá Vu...

Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava atrabalhar. Produzia e era feliz.

O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão.Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor produziria se fosse supervisionada. E contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.

A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário de trabalho para entrada e saída da formiga. De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas.

O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática.

A formiga, de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo! O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária trabalhava.O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete e substituir a iluminação por luz ambiente.

A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de um computador portátil com placa 3,5G e de uma assistente (que trouxe consigo do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que deixou de cantarolar e a cada dia que passava se mostrava mais enfadada.

Foi nessa altura que a cigarra convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente. Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; e contratou acoruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía da seguinte forma:"Há muita gente nesta empresa".

Adivinhem quem o leão começou por despedir?

A formiga, claro, porque "andava muito desmotivada, aborrecida e estava a criar mau ambiente de trabalho"

Globalização Vs Educação..

Será que a globalização e consequente democratização da informação nos vai permitir elevar o nivel medio de conhecimentos, e facilitar o acesso a informação?

náááááá...... Então é assim....

Em plena época da Informação global, onde tudo se estuda, tudo se descobre, somos por vezes confrontados com algumas pérolas..

A revista Science efectuou um estudo sobre a proveniencia do ser humano, a teoria de Darwin e o estado da cultura das nações.. (34)...

Comecemos pois pelo fim.. NA Turquia, esse belo enclave Europeu na Ásia.. Ou enclave asiatico na Europa.. ainda nao percebemos se a vamos aceitar como europeia ou não.. apenas 25% dos entrevistados, vai na teoria das Ilhas Galápagos.. aquela cena do homem ter evoluido do macaco... (fazem bem.. alguns elementos que eu conheço, tb duvido que provenham do macaco. .. muito provavelmente ainda vão para o macaco...)

Depois da medalha de oiro, temos a medalha de prata e aqui a coisa aquece.. O segundo pais com mais fé na criação divina é... os EUA, esse farol do desenvolvimento (nao me levem a mal, eu admiro bastante algumas caracteristicas do modelo operativo dele.. mas todos nós temos de admitir.. eles nao sao muito inteligentes..são a prova vida da força da economia), apenas 40% dos americanos acredita na teoria da evolução.

Conclusao imediata.. Tão fundamentalista é a Turquia como os EUA:... (ainda neste survey.. apenas 29% dis que se consideram democratas dizem ser religiosos, contra 55% dos Republicanos).

A coisa na america vai animada ao ponto de ter sido tentado que a teoria da criação divina substituisse a teoria da evolução nas escolas.. Até ver perderam, mas nao percamos a esperança de ver o creacionismo como dogma americano.. (a juntar a tantos outros..).

Passemos agora aos nossos mais recentes amigos futebolisticos.. Os Ingleses.. O seu resultado tambem nao foi dos melhores.. A evolução ganha por 48% a 39%... (22% para a teoria da criação e 17% para o "Design Inteligente.." (já agora.. 44% dos Ingleses acha que a teoria da criação deveria ser dada na escola, enquanto que 41% defende que o Design deve tambem ser explicado).

O Conceito do Design Inteligente é giro.. Alguns processos dos seres vivos são tao complexos que a sua existencia é preferencialmente explicada por um "processo inteligente" em vez da selacção natural.

Quem ficou em ultimo da lista? A islandia.. Onde 85% dos Entrevistados disse concordar com o a teoria do evolucionismo.. vergonhoso....

Outras Tragédias....

Mais antigas..mais dramaticas..

Mas prontos.. para quem gosta do tema...


http://dn.sapo.pt/2006/08/28/artes/hamlet_noites_verao_regaleira.html

terça-feira, agosto 29, 2006

Lisboa.. Miradouros...

Para quem gostar de passear pela cidade.. Muito interessante.

http://dn.sapo.pt/2006/08/29/boa_vida/passeio_pelos_miradouros_lisboa.html

Moscas e Vinagre.....

Será que o pessoal ainda nao percebeu que estes 2 condimentos nao se associam....


Pessoal !!!! È imposssivel apanhar moscas com vinagre.. Usem as mãos (mas depois lavem-nas bem), o célebra mata moscas que os nosssos avozinhos tinham (1 Euro na Feira do Relógio), o Dum-Dum (com o qual nao escapa um...) ou a caçadeira.. Mas please.. Vinagre não....

Há!! E já agora.. O peixe mosca é totalmente alérgico a Vinagre.. (ele até tempera a salada com Limão se for preciso..), logo... tentem mel.. garanto que o resultado é muito melhor.. e o peixe cai que nem um peixe...patinho

domingo, agosto 27, 2006

Ser diferente.....

Numa sociedade cada vez mais de estereotipos, onde o ser diferente carrega em si uma carga de ostracismo e incompreensão, é sempre refrescante encontrar algumas pessoas que nos mostram que vale a pena ser diferente...

encontrar pessoas com quem podemos conversar sobre temas comuns e deixar a conversa descrever a sua rota natural, enquanto aguardamos que o tempo passe.... ou que a comida fique pronta (seja na cozinha, seja na telepizza....)

Marte em Agosto (parte II)

Segundo soube ontem no Planetário.. O texto que andoui a ser divulgado na Net e que eu postei..era boato...

Marte não está mais proximo da terra e vai continuar calmamente o seu passeio orbital longe de nós..

Não é desta ainda que o veremos do tamanho da lua (bem, se for noite de lua nova.. deve ser do mesmo tamanho......).

Sorry.....

sábado, agosto 26, 2006

As feiras.....

Toda a gente reclama comigo porque adoro ir passear para as feiras..

Seja a do Relógio, a da Ladra ou a da minha terra...

Acaso haverá sitio mais giro para se passar uma manhã?

Numa feira podemos apercebermo-nos da diversidade cultural e étnica que o nosso pais se tornou, com pessoas de leste, de africa ou do Brasil a comprarem lado a lado as mesmas coisas.

è igualmente muito interessante verificar que toda a camada da sociedade vai a feira (Especialmente pela roupinha de marca né???).

Numa feira, podemos comprar de tudo (é o unico sitio onde consigo nesta altura comprar jogos para o meu game boy color por exemplo), se calhar até mais caro do que no supermercado... Mas com aquele sabor de ser....caracteristico....

Fica aqui a dica... Vão as feiras, divirtam-se, levem dinheiro (apesar de que alguns feirantes ja dispoem de MB), e comprem...

Ouvi por ai... 2x

Sobre o mesmo tema.. Sendo algo que me tem tomado algum tempo ultimamente..

" A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós."~

marcel proust

"Viver.. È escrever sem corrigir..."

António Lobo Antunes

OVNI´s.....e a matemática..

"Desde sempre que o Homem procura justificar o injustificavel com a existencia de uma entidade superior.. Desta forma, o Ónus da acção é transmitido para cima.. Deixa de ser nosso..."

Será que estamos mesmo sozinhos?
- Ovnis...
- Seres Divinos...

OVNIS...
Recorrendo á matemática, e olhando para a imensidao do espaço.. Diz nos a teoria das probabilidades que o mais provavel sera nao estarmos sozinhos..

Serão grandes? pequenos? verdes? azuis? viajarao no espaço? violentos? pacificos e grokantes? Inteligentes?

Como diz o Calvin num dos seus melhores cartoons.. "A maior prova de que há inteligencia extraterrestre reside no facto de nunca nos terem contactado..."

SERES DIVINOS..
Jesus, Maomet, Buda, whatever... como disse acima, desde que lhes possamos atribuir as culpas de todo o mal/Bem que nos acontece (apesar de ser estranho que Alguem tão bom goste de nos ver sofrer tanto.. mas as razões do Senhor, nao teem explicação..apenas aceitação).

Será que existe mesmo alguma entidade superior? e porque nao se mostra? será que morremos e acaba tudo? e se é assim, porque raio perdemos tanto tempo da nossa vida preocupados com mesquinhices???

Por outro lado.. se há realmente alguma coisa do outro lado, espero bem que tenham pensado na teoria da reencarnação.. caso contrario, já pensaram quantas almas poderão existir, arrumadas sabe Deus onde??? (é facil.. se pensarmos apenas no século passado e motivado por guerras, temos para cima de 50 Milhoes de almas.. Agora pensem desde o inicio dos tempos,.. é muita alma para arrumar..

Recorrendo mais uma vez ao excelente Humor Britanico, Sir Rowan Athinkson..
Cenario.. A porta de recepção das almas onde ele pacientemente vai dirigindo cada grupo ao seu lugar..
- Advogados, sigam directamente para o purgatório...
- Criminosos condenados por crimes de sangue apanhem o elevador para baixo.
_ Os ateus? onde estao os ateus? Estão ai? Ok.... bem, voces devem estar a sentir um pouco estupidos, eu compreendo...

quinta-feira, agosto 24, 2006

O messenger

"será que mentimos mais facilmente ou nos mostramos com maior clareza?"

Todos temos duplas personalidades, alter egos na Net... A utilização do Messenger permite nos a tentativa de nos tornarmos mais interessantes, de modo a poder prever qual a reacção do outro lado.

Atraves do messenger e das varias pessoas que contactamos, conseguimos, sem utilizar a mentira, mostrar as nossas diversas facetas, de um modo selectivo a cada um dos nossos interlocutores.

O messenger, veio sem duvida aproximar nos, com ele, podemos por exemplo, estar ao mesmo tempo, a saudar um desconhecido em Madrid, a saber da familia na Noruega ou a falar com uma amiga em Oeiras..

Todos temos muitos amigos virtuais (o H5 é espantoso.. há quem tenho 600 amigos...), com quem falamos tudo...mas nao dizemos nada...

No entanto.. será que mentimos? acho que nao..

Omitimos? sim.. sem duvida

No entanto, sem duvida que falamos muito mais desta forma e abrimo-nos ao mundo de uma forma que até há poucos anos seria inimaginavel....

Marte em Agosto


O planeta Marte será o mais brilhante no céu noturno a partir de Agosto. Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia,
especialmente no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra.


Não deixe de observar o céu na noite de 27 de agosto, a meia-noite e meia, você verá duas luas!!!

Mercurio, Vénus, Terra, Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Neptuno e......nada

Plutão expulso do sistema solar - Que agora ficará apenas com oito planetas. Plutão vai passar a ser «planeta anão»

A definição de planeta a adoptar pela União Astronómica Internacional (IAU) reduzirá de nove para oito o número de planetas do Sistema Solar, alterando a categoria de Plutão provavelmente para «planeta anão», noticia a agência Lusa.
Esta informação foi avançada hoje à agência espanhola Efe pelo porta-voz do observatório nacional de astronomia do Japão e membro do «Comité da IAU para a definição de um Planeta», Junachi Watanabe.

«O Sistema solar terá oito planetas e pelo menos dois planetas anões», assegurou Junachi Watanabe, embora sem adiantar qual será a definição de planeta, a ser votada quinta-feira pela Assembleia-geral da IAU, que decorre em Praga até sexta-feira.
«Amanhã [quinta-feira] será dada a conhecer uma nova definição do que é um planeta», disse o especialista, assegurando que «Plutão foi excluído».
Junachi Watanabe explicou que a IAU, o árbitro da nomenclatura espacial desde a sua fundação em 1919, afastou a proposta mais discutida até agora, a de adoptar uma definição que mantivesse Plutão como planeta.
Este projecto obrigaria a aumentar o sistema solar para 12 planetas, uma vez que teriam que ser acrescentados pelo menos mais três: Ceres, Caronte e o corpo UB-313, ainda sem nome oficial, embora designado Xena pelo seu descobridor, Mike Brown.
Assim, de acordo com a nova proposta, Ceres continuará a ser um asteróide, Caronte um satélite de Plutão, enquanto que Xena passará também a «planeta anão».

Para Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), estas definições de planeta «são simples demais e não abarcam tudo o que já sabemos sobre os planetas, deixando alguns de fora».
«Tudo o que conhecemos merece uma definição mais alargada, dividida em subclasses, com todas as propriedades físico-químicas», defendeu, acrescentando que se deve evoluir no sentido de criar uma definição mais lata, que deverá ser subdividida.
Na opinião do director do OAL, até as luas devem ser incluídas na definição de planeta, porque são distintas dos cometas e têm uma órbita. A única diferença é que não giram em torno de uma estrela.

Conforme explicou, no sistema solar existem duas classes de planetas muito distintas: os telúricos, que são essencialmente rochosos (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte), e os jovianos, que são gasosos, muito massivos e com gelo (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno).
Neste sentido, Rui Jorge Agostinho entende que «a boa definição será a que consiga abranger todos» e lembra a «família inteira dos transneptunianos» (os objectos descobertos para lá de Neptuno, na cintura de Kuiper).
«São todos objectos do tipo de Plutão, que não são estrelas, nem cometas. São planetas, efectivamente», acrescentou.

Os astrónomos do mundo levam já dois anos de intensos debates para acordar uma definição de planeta, depois de Brown ter descoberto em 2003 o UB-313, situado a 14.550 milhões de quilómetros da Terra, que levantou o problema de se deveria ser reconhecido como planeta, dado ser maior do que Plutão.
Como recordou Junachi Watanabe, o problema colocou-se porque até agora não havia uma definição científica do que é um planeta.

Em todo o caso, os astrónomos estariam a admitir agora que se cometeu um erro quando se atribuiu a Plutão a categoria de planeta, em 1930, e no futuro poderiam incluir outros corpos celestes similares sob a designação de «planeta plutónico» ou «plutoniano».
Contudo, para Rui Jorge Agostinho, a decisão que sair desta assembleia-geral não será mais do que uma «etapa» e o assunto será novamente debatido na próxima reunião, porque «a lista de objectos encontrados todos os anos aumenta e a comunidade científica vai sentir necessidade de os redefinir».

Breve Historia de......

http://www.livescience.com/humanbiology/060727_sex_history.html


Interessante...

Os Peixes

LIKES
Solitude to dream in
Mystery in all its guises
Anything discarded to stay discarded
The ridiculous
like to get 'lost'

DISLIKES
the obvious
being criticized
feeling all at sea about something
know-it-alls
pedantry

quarta-feira, agosto 23, 2006

Globalizaçao.. Parte II

Testemunhos retirados do Google Press Center


My sister-in-law found her mother after 34 years of searching by using Google. I just thought you'd like to know you helped us find our mom! -- Laurie M.

I have to tell you thank you! After 12 long years, I have been reunited with my first love via Google. If it were not for your company, I would not have found him so easily. He moved all the way to Germany, and I googled his name about a month ago. His boss has a website, and there is a tiny picture of him on it, with his name. If it was not for that, we would have never reconnected. Thank you over and over and over again! You guys rock! -- Orlena C.

Admitamos.. A globalidade tem os seus custos, elevados sem duvida.. mas tem suas vantagens..

Globalização.....

http://www.google.com/press/intl-zeitgeist.html#es

Vejam este site...

Tem a lista dos termos mais pesquisados no google..

Verifiquem o termo em 2º lugar No México e na Noruega (Interessante tambem no Brasil).. Vejam onde ele aparece nos outros..

Melhor ainda.. Comparem esse termo com os termos da mesma área... (A França e Espanha sao bons exemplos).

Dia 10 de Julho, no Sapo foram :

1. Filme;
2. Portugal;
3. Amor;
4. Jogos;
5. Hotel;
6. Apartamentos;
7. Hotel
8. Algarve;
9. Jornal;
10. Férias;
11. Lisboa.

Bolas. ando sempre atrasado...

http://www.psisalpicos.blogspot.com/

Este post de hoje deveria ter sido escrito e publicado há uns tempos atras....daaaa

Mais Livros...Comparem

http://www.iplb.pt

http://www.cervantes.es/inicio.htm

Dica.. Vão ver a rede de bibliotecas.....

Sobre Lisboa
El Instituto Cervantes inició sus actividades en Lisboa en marzo de 1993, continuando la labor previamente desarrollada por el Centro Cultural Español, perteneciente al Ministerio de Asuntos Exteriores, inaugurado en Lisboa en el mes de enero de 1991.

La biblioteca ha sido nominada como Biblioteca Gonzalo Torrente Ballester en noviembre de 2005.
La biblioteca Posee Posee 22.833 volúmenes. Entre ellos se encuentran los fondos procedentes de los antiguos Centros Culturales Españoles de Oporto y Lisboa. La colección se ha ido enriqueciendo con una amplia selección de las novedades que, referidas a nuestro ámbito de actuación, son publicadas cada año en España. Aunque la lengua predominante es el español, la biblioteca dispone de libros en las otras lenguas oficiales de España, así como traducciones de obras de autores hispanos al portugués.

Colección de publicaciones periódicas: En esta sección se hallan los títulos más representativos de las revistas de carácter literario y cultural y de la prensa diaria portuguesa y española.

Colección de audiovisuales: Está formada por vídeos documentales y películas en VHS y DVD, y audio-casetes, en su mayoría casetes de apoyo al aprendizaje del español.
Condiciones de accesoTarifas

Libre acceso.El carné tan sólo es necesario para el acceso al servicio de préstamo. Se obtiene mediante el pago de una cuota anual de 16 euros (es gratis para los alumnos del Centro y hay descuentos para estudiantes y jubilados).

a noite....

A noite é algo que desde sempre fascinou o ser humano...

a de hoje esta particularmente bonita...

Nao faz vento...

Não há lua..

está fresca.. e silenciosa... muito silenciosa...

O galo cantou (nao percebo bem porque...mas é um facto que cantou..)

e eu vou dormir....

terça-feira, agosto 22, 2006

Somos mesmo pequeninos...

Colisão de galáxias revela presença de matéria escura

A observação de uma gigantesca colisão entre dois grupos de galáxias permitiu aos astrónomos constatar directamente, pela primeira vez, a presença de matéria escura, anunciou a NASA.

Esta observação «forneceu a primeira prova directa de que a matéria escura deve existir e deve constituir a maior parte da matéria no universo», declarou numa conferência de imprensa Douglas Clowe, investigador da Universidade do Arizona. Clowe e os seus colegas publicam os resultados destas observações numa próxima edição da revista "Astrophysical Journal Letters".

O conceito de "matéria escura" remonta aos anos 60, quando os astrónomos constataram que as galáxias como a Via Láctea giravam sobre si próprias muito mais depressa do que a sua massa conhecida o permitiria.Alguns cientistas consideraram que isso punha em causa as leis da gravidade, mas outros imaginaram a existência de uma massa ainda desconhecida existente nas galáxias, chamada "matéria escura".

Agora, graças aos dados fornecidos essencialmente pelo telescópio espacial de raios-X Chandra e pelos telescópios Hubble e Magalhães, foi possível descobrir e estudar um enorme grupo de galáxias pouco depois de ter colidido com outro, mais pequeno.O acontecimento, apresentado como o mais poderoso conhecido no universo desde o Big Bang, ocorreu há 100 milhões de anos e provocou uma explosão completa dos dois sistemas de galáxias.

Ao medirem a distribuição da gravidade no novo sistema, que deverá evoluir para uma fusão dos dois grupos de galáxias, os investigadores mostraram que não coincidia com a das partículas conhecidas, essencialmente gases.A colisão separou a matéria "normal" conhecida da matéria "escura", que, segundo concluíram os investigadores, constitui a maior parte da massa e controla a gravidade.

Falta responder à questão seguinte, ou seja, saber em que consiste essa matéria "escura", que não emite nem reflecte luz suficiente para ser vista mas representa 25 por cento do universo, comparado com cinco por cento da matéria comum, sendo os restantes 75 por cento formados por energia escura.

In TSF - 2006.08.22

Pescadores mexicanos resgatados após 9 meses à deriva


Os três pescadores mexicanos que foram resgatados no último dia 9, após passar mais de nove meses à deriva, pisaram em terra firme nesta segunda-feira, depois que o barco que os salvou atracou no porto de Majuro, capital das Ilhas Marshall, informou a chancelaria mexicana.
Os protagonistas de uma odisséia na qual outros dois pescadores perderam a vida, segundo declarações dos sobreviventes, se submeterão até quarta-feira a uma série de exames médicos.
Lucio Rendón, Salvador Ordóñez Vázquez e Jesús Eduardo Vidana López sobreviveram comendo peixes e aves cruas e bebendo água da chuva durante os mais de 8 mil km que percorreram até serem resgatados por um pesqueiro de atum taiwanês, em frente à costa das Ilhas Marshall.
Por este motivo, estão com os corpos inchados, como têm declarado em entrevistas nos últimos dias.
Segundo fontes da chancelaria, que enviou alguns funcionários para recebê-los em Marujo, está previsto que os pescadores voltem ao México ainda esta semana, embora sua partida dependa dos resultados dos check-ups e do parecer dos médicos.
No México, seus familiares já estão preparando os festejos para recebê-los.

Fonte: Diário do Grande ABC

O instinto de sobrevivencia é algo muito interessante....

Dica de Investimento... dos Bons...

Para os que tenham filhos, aqui fica uma dica.. Coloquem nos assim que possivel a aprender Ingles e Espanhol.....

Para alem da vantagem competitiva natural que é saber estas duas linguas...(uma é universal, outra cada vez tem mais peso na nossa economia...), façam as contas ao que poupam em Livros...

È que no minimo, custam metade do preço, e a um preço minimo de 15 Euros Livro.. da 8 Euros..

Para os que comprarem, digamos 50 Livros por ano.. (nao é um numero muito elevado acho eu.. sao 400 Euros ano... Vezes o numero de anos que os putos demoram a estudar... é dinheiro...)

Os aquarios.....

Sao uma fonte se prazer...

mas tambem sao uma fonte de problemas....

como qualquer ecosistema, são sensiveis, ainda mais porque teem a obrigação de se autorenovarem (dai o papel do filtro...)

Teoricamente, deveriamos mudar 20% da agua a cada 15 dias...mas tirando um pequeno grupo de irredutiveis, ninguem faz isso...

O resultado..bem, o resultado é estranho....

Ja vi quem nao ligue nada ao aquario e ele floresça...

Ja vi quem perca horas com ele, gaste rios de dinheiro e passe a vida a tirar cadaveres la de dentro....

Em suma, como em tudo na vida... para se ter um bom aquario.. há que ter sorte com os peixes....

segunda-feira, agosto 21, 2006

As partidas da vida....

como alguem disse.. a vida sao como os interruptores....

como eu acrescentei... o problema é que quem atarracha as lampadas somos nós...

novo acrescento.. se a lampada estiver quente...nao queimem as maos.. aguardem um pouco...

vão ver que o tempo de espera ajuda-nos a perspectivar a coisa...

e no fim de tudo.. a lampado pode ser sempre atarrachada.....

PS: comprem softone.. nao funde e dura mais...

domingo, agosto 20, 2006

Coincidencias...

...ou talvez não...

Depois de ler um rumor num outro blog, sobre a coincidencia de encontrar amigos de outros dias, hoje meros conhecidos, tambem eu reencontrei amigos...

mas...

amigos que a vida separa, mas que a amizade mantem, e que hoje, tal como noutros dias, me receberam como se desde ontem nao nos vissemos...

simplesmente... amigos..

uma boa forma de começar a semana..

Aquários..

Após algum tempo de esquecimento imperdoavel, resolvi dar atenção ao meu aquario de Escalares.... (nao se assustem.. mede uns 4 cm..e tem um amigo malhado)

Digam lá que 7 Euros de Plantas e 7 Euros de Peixes nao fazem a alegria de uma pessoa?

Domingo....

Porque raio é que o dia do Descanso do Senhor tem de ser tambem o dia em das depressõe pré semana????????

Haja paciencia....

sábado, agosto 19, 2006

Sensação de viver....

Uma coca cola Fresca...muito fresca....

2 cubos de gelo......

"não posso deixar...
sentir emoçao de uma coca cola...
sensação de viver...."

ja tinha saudades....

Lisbon.. By night

Lisboa Oriente....
Lisboa Sul......
Lisboa Ocidente...


Where was i....

Mil....

Numero mágico?

Porque? porque é o inicio de uma nova era, agora a 4 digitos? talvez...

Porque nao o 999, que marca o fim de um ciclo? E que virado do avesso é o nosso querido 666...

Nao interessa.. Chegámos ás 1000 visitas.... Parabens a todos...

3 Meses e 180 Posts depois... já la estamos...

Next Stop.. 1111 (como o quarteto...)

sexta-feira, agosto 18, 2006

A VACA......

O local..... do crime
A Vaca....... a Original
A versão Draft... (bad choice of collors... e algum mau feitio com o quadro...)

D.Sebastião Voltou.....

E de repente.. Da penumbra quente do Nevoeiro..

Qual refrescante brisa que nos arrefece a alma..

e nos congela os dedos....

D.Sebastião voltou... Branco como a Cal.

Novinho em folha.. (é espantoso o que fazem nos dias de hoje com um Lifting)

entretanto.. Rei Morto Rei Posto....

E o antigo Rei, lá partiu.. velho e gasto.. para um futuro certo... e desmantelado..

Obrigado...

quinta-feira, agosto 17, 2006

Para quem diz mal dos clássicos....

Quanto mais gosto da humanidade em geral, menos aprecio as pessoas em particular, como indivíduos

Dostoiévski,

Blogosfera....

Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"

Goethe

in: http://osolaosquadradinhos.blogspot.com/ - Leitura Obrigatória...

Volta sol....

Estás perdoado...

Muita chuva equivale a bué.. Curto Cirtuitos......

E depois é só choques eléctricos....

quarta-feira, agosto 16, 2006

A Chuva voltou.....

Ainda bem.....

Assim condiz com o Espirito.....

e lava nos...

Eu sempre achei que me devia dedicar mais aos classicos...

Be regular and orderly in your life, so that you may be violent and original in your work.

Gustave Flaubert

Dava jeito ter sabido disto mais cedo..

Os Livros...

Finalmente terminei o Post.. Se quiserem ler e/ou comentar... é ver abaixo....

entretanto.. aqui fica uma foto gira que tirei... em Alfama...

terça-feira, agosto 15, 2006

A volta da Sé....


Muito bons.... Miradouro do Cerca Moura.. (so por curiosidade a cerca original era Visigotica...)




O inevitavel... Eletrico....



Lisboa tem uma luz de fim de dia excepcional....

uma porta da minha infancia......

uma janela para... um sitio...


tenho uma foto com 3 meses neste gradeamento... ao colo de uma alcateia....

ainda as vacas....



mais vacas....






A Sé...

Situada na zona mais antiga de Lisboa, a Freguesia da Sé remota a sua criação paroquial ao ano de 1150. Logo após a tomada de Lisboa, em 1147, D. Afonso Henriques mandou arrasar uma mesquita sobre cujos restos se construiu a igreja matriz que seria elevada a catedral metropolitana por D. João I, em 1393.

Também designada por Igreja de Santa Maria Maior, a Sé é o monumento mais antigo e venerável da cidade, símbolo da arquitectura medieval religiosa. Único monumento lisboeta de fundamento românico, é também filão de jazidas arqueológicas da ocupação romana, visigótica e árabe. Apareceram há pouco vestígios da antiga mesquita, construída entre os séculos IX e X. Foram descobertos no jardim do claustro, construído ao tempo de D. Dinis. O arqueólogo responsável pela escavação, José Luis de Matos, apoia-se no texto do cruzado Osberno, referindo que a grande mesquita de Lisboa era vermelha: uma das paredes ainda apresenta esse pigmento.

Foi escavada a zona das abluções e descobertas moedas árabes de prata. As obras de construção da Sé prolongaram-se por todo o século XII, recebendo acrescentos logo nos séculos XIII e XIV. São desta época o claustro, a Capela de Bartolomeu Joanes, a actual capela-mor, o deambulatório e as capelas absidais. O terramoto de 1755 arruinou-a profundamente, tendo-se então desmoronado a torre sineira sobre o cruzeiro e parte da torre sul. O restauro a que foi sujeita já no século, dirigido pelo arquitecto António do Couto, procurou refazer o primitivo programa românico-gótico, retirando-lhe a decoração barroca seiscentista.

A fachada principal mostra-se imponentemente fortificada nos merlõs que coroam os grossos panos das torres sineiras.

Na Igreja da Sé há a considerar as suas fachadas principal e laterais, as torres, as naves, o tarnsepto, a capela-mor, o deambulatório, as capelas afonsinas, o claustro de D. Dinis, as várias dependências, tais como a sacristia e a casa do capítulo (antiga), as capelas de Bartolomeu Joanes e de S. Vicente. Merecem ainda grande atenção o Museu do Tesouro da Sé, constituído por algumas peças notáveis, e o cofre de madrepérola que guarda as relíquias de S. Vicente, padroeiro da cidade.



A Igreja

O Tecto....

Os vitrais

Foi aqui que me molharam a cabeça....

Visto na feira...

Há dezenas de versões.. Com cores e numeros , em computador ou PDA.. mas o Original.. ninguem esquece....
Conheço quem tenha ligado para a outra ponta do mundo a perguntar se podia colocar depósitos de Gaz off-Shore.. Era de madrugada.. Foi muito mal recebido.....

O velho Fort Laramie... em Madeira.. O interior (chão) era verde... E muito joguei com ele..
Numa mistura historica explosiva, os minusculos bonecos aliados defendiam o forte de outros minusculos Nazis.. Nao imaginam o estrago que um berlinde fazia....


Recebi um igual a este.. Estava escondido no Armario do quarto dos meus pais.. Quando o Abri ja tinha umas mossas.. Aproveitando o facto de estar sozinho em casa durante o dia, o meu Natal começou mais cedo.....
Adivinhem o que isto é.....

Há para todos os gostos.. Dica.. poderá ter a ver com a foto anterior..

Ele e os seus 2 amores.....

Alfama.....






Igreja S.Vicente de Fora...
A sua construção foi iniciada em 1147, por D. Afonso Henriques, e prolongou-se até o século XVIII, quando foram acrescentados os azulejos inspirados nas fábulas de La Fontaine.



Panteão Nacional
Panteão dos reis da dinastia de Bragança, na barroca Igreja de Santa Engrácia, com as dezenas de sarcófagos reais, incluindo o dos últimos monarcas portugueses, D. Carlos e o príncipe D. Luís Filipe.

A Feira
Num contraponto ao peso da história, ali mesmo no Campo das Cebolas, a conhecida Feira da Ladra reúne o artesanato e as velharias, um mercado e vendedores de roupas que, às terças e aos sábados, ocupam o local com grande alarido.

Miradouro
Uma esplanada convida à contemplação e, do outro lado da rua, está o Palácio Azurara, sede da Fundação Espírito Santo que abriga um museu e uma escola de artes tradicionais portuguesas.


A Sé.....
Sé Catedral de Lisboa, o marco da fundação da cidade após a tomada aos mouros. Mandado construir por D. Afonso Henriques, no século XII, o monumento é imponente, com suas torres e a fachada em estilo românico. O interior revela uma planta em cruz latina, com 60 metros de comprimento e 22 de largura, quase uma centena de arcos românicos, rica sacristia e capelas com traços góticos, além de elaboradas talhas, pinturas e antigas arcas tumulares.
Logo a seguir, avista-se a igreja pombalina de Santo António da Sé, consagrada ao santo lisboeta que ali terá nascido nos finais do século XII, como assinala uma lápide na cripta do edifício. É no pequeno largo fronteiriço, decorado com a estátua do santo padroeiro da cidade, que se iniciam os cortejos populares de 13 de Junho, seguindo pelas ruas de Alfama.

O tempo....

Tal como o Blogue.. escureceu...

bad luck para quem queria ir á praia.....

vou á feira da Ladra...

Back to Basics.....

È a reconfortante segurança que o Background preto me transmite......

TCM...

um canal de filmes esquecido... talvez por nao serem legendados..

Mas que de quando em vez convem ler o programa....

Filme desta noite...

A carga da Brigada Ligeira.. A preto e Branco...

Inesquecivel...

quem é vivo sempre aparece....

E os bons amigos são sempre bem vindos...

Recordações de outras noites perdidas no tempo...

Com discussões por ventura estéreis que duravam a noite toda..

e que muitas saudades traziam...

Bem vindo de volta..

(será de vez...??)

domingo, agosto 13, 2006

Lisboa...
















Provavelmente uma das vistas mais bonitas de lisboa a partir da sua zona oriental.. com excepção do Castelo..

Um local de eleição..

Um segredo ainda escondido...

ainda a lua...


....e as minhas tentativas de fotografar via Telescópio...

Vacas...






















Lisboa... By Summer

Praça do Rossio.....


Arco do Terreiro de Paço


Elevador da Glória...

Praça dos Restauradores (reparem na vaca ao canto..com uma mensagem tipicamente portuga...)

Existe cidade com mais e melhor luminosidade???????