Foram nove os primeiros domínios registados em «.pt», corria o ano de 1991. Dns.pt, fccn.pt, inesc.pt, inescb.pt, inec.pt, puug.pt, ssf.pt, ua.pt e e up.pt inauguraram a presença de entidades nacionais na Internet.
Foi, no entanto, a partir de 1995, que se deu a primeira grande explosão de domínios «.pt», já que «a World Wide Web era pouco conhecida em Portugal até à data», explica Pedro Veiga, presidente do conselho executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pelo serviço de registo de domínios e subdomínios «.pt».
«Com o aparecimento das empresas comerciais, como a Telepac, dá-se, de facto, em 1995, a grande explosão de domínios .pt, mas, em 2001, com o advento da bolha tecnológica, deu-se um crescimento exponencial», acrescenta o responsável.
Um crescimento que desacelera nos dois anos seguintes e que sofre novo impulso a partir de Março de 2006, por força da mudança das regras de registo, da consequente redução da burocracia e da diminuição dos custos em cerca de 40 por cento.
Nem o aparecimento do domínio comunitário «.eu» veio desacelerar este acréscimo, responsável pelo registo mensal de 3000 a 3500 novos domínios «.pt». «O .eu não tem tido o impacto esperado e penso que não irá influenciar os registos nos domínios dos países da União Europeia», sustenta Pedro Veiga.
Como as regras estão, há muito, definidas, tem sido bastante pacífica a atribuição de domínios «.pt». Excepção feita a uma disputa pelo domínio «borlix.pt» que opôs uma empresa do Grupo Sonae à Borlix Lda.
A primeira fez o registo do domínio com base num pedido de marca, mas a segunda exigiu o mesmo registo por causa do nome da empresa. O caso acabaria em tribunal e o domínio seria atribuído à empresa da Sonae, dando razão à FCCN.
Actualmente, existem quase 75 mil domínios «.pt» activos, número que, acrescentado aos mais de 19 mil «.com.pt» e aos cerca de nove mil «.edu.pt» faz com que sejam mais de 104 mil os domínios nacionais.
In Sol
terça-feira, setembro 19, 2006
Parabens a você!!!!!
Grokado por Unknown ás 18:54:00
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário