segunda-feira, setembro 18, 2006

Sol VsExpresso Parte 2

a) Aspecto Geral
De uma forma geral, o que mais ressalva, não é a semelhança entre os 2 jornais, é o facto do Expresso ter emagrecido tanto… Apenas 2 Jornais (caderno principal e Economia) com 32 páginas cada. A revista Única mantem a tradição, e os Cadernos de cultura e Emprego, acrescidos de 1 único suplemento sobre os centros de explicações.

Por outro lado o Sol, se bem que apenas devido á primeira edição, apresenta 96 páginas de caderno principal mais 48 no caderno de economia (o normal será 64 mais 24).
Gostei também do logo de promoção (“um jornal que vale por si. não oferece brindes nem faz promoções”. uma bicada evidente ao DVD do Expresso).
b) Corpo Principal
Gostei dos dois, mas sinceramente, senti a falta de uma notícia. Choque. (apesar da noticia do Sol ser mais forte… A casa do Isaltino apreendida.)
Ao nível das crónicas e comentários, o Sol sai claramente em vantagem. Jose Antonio Saraiva (um grande regresso) e Marcelo Rebelo de Sousa (uma formula interessante de comentário), batem claramente Miguel Sousa Tavares (sempre brilhante.mas sozinho) no Expresso. De resto. temos a pagina dos comentaristas Xatos no Expresso. Aguardo com alguma expectativa as crónicas da Margarida Rebelo Pinto sobre Sexo…
Uma nota interessante. O SOL não esconde as suas raízes Expresso e replica algumas colunas (obituário, os números dos acidentes, etc.).
Nota-se ainda no Sol uma tentativa de democratização, de não ser conotado com uma área tão elitista como o Expresso. Dentro do caderno principal, estão as áreas de cultura, desporto, Internet, a semana em revista (tal como o Expresso tinha). Não sei se as secções serão para manter, mas gosto do nome: Política e sociedade (38 paginas), mundo real (24 paginas), intervalo (16 paginas), cultura ciência e tecnologia (outras 16).
No expresso temos 14 páginas de politica, as centrais (estragadas), com uma mini entrevista a Scolari e Fernando Pinto), 2 de desporto, 4 de internacional, 2 de opinião, 1 para a rede expresso e pouco mais. Muito, muito pobre…. Uma outra curiosidade. Metade da primeira página do expresso leva a fotografia de Maria Elisa a chamar a atenção para uma entrevista.na única….
Uma curiosidade. Os 2 semanários dedicam 2 páginas ao Apito Dourado. E comparando os trabalhos, constata-se que o expresso da lhe honras de 2 pagina, enquanto que no Sol, encerra a secção de Politica.
Em suma, o Expresso perdeu aqueles temas fortes e bem investigados. O SOL tem muitos tempos, alguns interessantes. Mas parece que falta alguma profundidade. A rever.
Interessante a sondagem do SOL sobre os melhores e piores presidentes da republica.
Sedutora a crónica de JAS sobre a sua saída do expresso. Os próximos capítulos prometem…
Ganha o SOL
c) Caderno Economia
O caderno de economia do Sol (o Confidencial…) inclui 2 páginas de emprego e 4 de Imobiliário.
O caderno de economia do Expresso, debruça-se sobre temas mais interessantes. (o petróleo de aguas profundas, o verão no Algarve e um pequeno artigo sobre os hábitos de consumo de uma família média…). Gostei mais do expresso.
Nota final. Os dois tem um sobe e desce e Teixeira dos Santos aparece nos …2, a subir.
Até pela mais valia dos comentadores, Daniel Bessa, Nicolau Santos, e Manuela Ferreira Leite. Ganha o Expresso
d) Única Vs Tabu
Provavelmente o ponto onde os 2 jornais mais se igualam. Qualquer das 2 revista esta interessante (e parecida com a sua congénere…). Nota alta para a entrevista a Maria Elisa (o Sol, seguindo a sua vertente mais democrática, apresenta uma historia sobre troca de bébes…).
Muito interessante a crónica de Paulo Portas e a secção. O Filme da minha Vida. Concordo com a Clara Ferreira Alves,..,.
Empate.

Sem comentários: