terça-feira, setembro 19, 2006

Pensem nisto da próxima vez que forem a casa de Banho....

A primeira associação entre a lavagem de mãos e o atenuar o peso da consciência é atribuída a Poncio Pilatos, procurador romano que colocou nas mãos de terceiros a decisão, que devia ser sua, de condenar Jesus Cristo ou Barrabás.
Foi, contudo, preciso passarem 21 séculos para que este gesto intuitivo - que nos leva a lavar as mãos depois de termos cometido algum erro que nos provoca peso na consciência - fosse reconhecido cientificamente.
Segundo um estudo, publicado na última edição da revista norte- americana Science, os seres humanos têm uma grande necessidade de se lavar, literalmente, depois de terem tido alguma atitude menos correcta ou incorrecta.
«A associação entre a pureza moral e a física é dada como certa há tanto tempo que é surpreendente que ninguém o tenha provado empiricamente», disse Chen-Bo Zhong, investigador da Universidade de Toronto e co-autor do estudo.
A esta necessidade de lavar as mãos, Zhong deu o nome de «efeito Macbeth», em honra da famosa tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, quando Lady Macbeth manipula o marido para assassinar o rei da Escócia e refere que «um pouco de água limpará esta acção».
O que serve de muito pouco: «Fora, maldita mancha, fora», grita Lady Macbeth numa das cenas mais famosas da tragédia quando, sonâmbula vê uma mancha de sangue, que não consegue limpar.
Há muito que os psicólogos sabem que quando as pessoas actuam contra as suas próprias crenças têm necessidade de se compensar, faltava, no entanto, a comprovação científica de que a necessidade de compensação pode tomar a forma de algo tão físico como a lavagem das mãos.
Numa experiência com estudantes da Universidade Northwestern, em Illinois, os investigadores criaram dois grupos de estudantes, pedindo aos alunos de um dos grupos para recordarem uma atitude pouco ética que tenham tido no passado.
Aos do segundo grupo pediram para fazerem uma boa acção como entregar uma carteira perdida.
Depois, os investigadores pediram aos estudantes dos dois grupos para escolherem entre uma lapiseira e uma toalhita húmida.
Mais de metade do grupo a quem foi pedido para se lembrar de uma má acção escolheu a toalhita húmida.

In Sol

Sem comentários: