sábado, setembro 30, 2006

Arrumações...

As coincidências são realmente coisas muito curiosas.. ou não serão coincidências..

Ás vezes penso que as coincidências são tão estrahas que parece que alguém, ou alguma coisa as coloca no nosso caminho...

Hoje, ao arrumar a minha biblioteca, de entre as muitas dezenas de livros que lá estão.. Sem dar por isso, tinha um livro na mão.. 12 Casamentos Felizes do Eça de Queiroz.. Já leram? Se não leram, esqueçam...não vale a pena... Dediquem-se antes aos Maias..

Mas a verdade é que aquele livrinho pequenino... na altura em que o Li.. no século passado, deu azo a uma história tão comprida que nem imaginam..

Hoje, tal qual uma partida de Monopoly.. Voltei a passar na casa de partida...Quem é que levou os meus 2.000$00?????

quinta-feira, setembro 28, 2006

Speed Dating

«Se existe um dia em que os namorados podem celebrar, porque não um dia em que se celebre também o facto de ser solteiro?», disse Miguel Moreira, o organizador da iniciativa, que decorre nas Docas, em Lisboa.
O convite é extensivo a todos os singles, termo genérico que engloba solteiros, divorciados, viúvos e separados, e abrange várias propostas como a festa do solteiro e encontros speed dating, em que os participantes terão oportunidade de se conhecerem em apenas quatro minutos.
Mas o objectivo, segundo Miguel Moreira, não consiste só em juntar pares.
«Embora ainda exista uma certa pressão para arranjar um par, muitas pessoas estão sozinhas por opção e estão bem assim. Nestes eventos facilita-se e promove-se o conhecimento entre as pessoas, mas não necessariamente para arranjar um par, já que muitos dos participantes querem apenas passar um dia divertido e animado», explicou.
As novas formas de relacionamento entre os solteiros são um fenómeno ainda pouco estudado em Portugal.
Sofia Aboim, investigadora do Instituto de Ciências Sociais, descreveu este tipo de encontros como uma forma de socializar associada a «um certo conforto», que permite alargar mais facilmente o leque de conhecimentos pessoais do que no círculo restrito da família e dos amigos.
É também um reflexo da sociedade actual.
«Outrora, esses relacionamentos eram promovidos através das relações familiares, de vizinhança e dos bailes. Hoje em dia, os contactos passam mais pela esfera profissional, os amigos e eventualmente a utilização da tecnologia», sublinhou.
Mas a mudança de hábitos é lenta. Os que vivem sozinhos ainda são uma minoria e continuam a enfrentar uma certa pressão para casar, sobretudo se pertencerem ao género feminino.
«Apesar de se ter rompido com o estereótipo da solteirona, ainda se associa o facto de uma mulher estar só a um certo falhanço», observou a investigadora, acrescentando que a conjugalidade continua a ser associada a um ideal de bem estar e felicidade.
Na mulher, ainda mais premente do que o estado civil é a valorização da maternidade.
«Uma mulher divorciada com filhos pode sentir menos pressão do que uma solteira sem filhos», comentou Sofia Aboim.
A opção por determinada situação familiar também pode ser condicionada pela possibilidade de estar sozinho.
Sofia Aboim lembrou que «a independência é uma conquista difícil em termos financeiros», pelo que muitas vezes se torna mais fácil viver a dois.
A par do aumento do número de pessoas sós, dos divórcios e das famílias recompostas, vive-se também a conjugalidade de forma mais flexível.
«As relações hoje em dia são mais fluidas, as pessoas entram e saem da relação, coabitam, estão juntas num determinado período e sozinhas noutro», disse a investigadora do ICS.

In Sol 28.09.06

Back....

E depois de uma semana de doidos.. Com workShops, Apresentações, reuniões e outros ões...

Estou de volta...

sexta-feira, setembro 22, 2006

E á Beira do Abismo.. Demos um passo em frente..

“Mais do que em qualquer outra época, estamos numa encruzilhada. Um dos caminhos leva à catástrofe e ao mais terrível desespero. O outro leva à extinção total. Vamos rezar para que façamos a escolha certa".

Woody Allen

quinta-feira, setembro 21, 2006

Finalmente...

Estou muito contente com os avanços tecnológicos que a Raça Humana está a fazer...

Descobriram agora (finalmente...) que saturno tem mais um anel.. Podiam ter perguntado que eu respondia... A caminho de cá, passei por lá... sempre estranhei porque raio é que não os viam todos...

Continuem assim.. há mais coisas giras para descobrir....

A Internet sai da Adolescencia.....

Negócios são melhor que sexo na Internet

O estudo, da Queensland Unversity of Technology, na Austrália, revela que durante os anos 90 os tópicos relacionados com o sexo representavam 17 por cento das pesquisas na web, mas esses números diminuíram para apenas 3,8 por cento nos últimos anos. Mas as áreas relacionadas com negócio, comércio, compras e vendas na net, acabaram por ultrapassar o sexo, representando, hoje dia, 30 por centos das pesquisas.

O estudo, realizado em colaboração com a Pennsylvannia State University, analisou mais de 30 milhões de pesquisas de motores de busca como o Alta Vista, Allthe Web.com, Excite e Dogpile.
A seguir a negócio e comércio electrónico, os assuntos mais pesquisados pessoas, viagens, sítios, computadores e internet, saúde, educação e entretenimento, apurou o estudo.

Os responsáveis pelo estudo apontaram algumas razões para esta mudança nos hábitos de pesquisa web. Entre elas destaca-se, por exemplo, a generalização e massificação da internet, enquanto nos anos 90 os internautas eram maioritariamente homens, actualmente isso não acontece. Para além disso, o grande aumento da quantidade e diversificação dos conteúdos disponível na internet, também vieram influenciar esta tendência.


In Sol - 21.09.06

quarta-feira, setembro 20, 2006

A influencia do Tempo na Quimica cerebral Humana...

6 horas da manhã.... Calma...

Chove torrencialmente... Levanto-me e vou para a Janela.. A rua, é um rio de agua a desaguar no terreno em frente... Sem vento.. a chuva cai perpendicularmente ao chão... e curiosamente não está frio... Deixo me ficar um pouco a Janela a saborear o fresco da manhã...

8h da manhã... Expectativa
Entrada no carro para mais um dia de trabalho.. A chuva abandona a zona.....

10 horas da manhã... Irritação....
20 Kilometros depois das 8 da manhã.... MAS DE ONDE È QUE SAIRAM TANTOS CARROS !!!!!!!
Vou me enforcar num destes postes de semaforos que gozam connosco.. Passando de verde a amarelo e depois a vermelho, sabendo perfeitamente que a fila de trânsito não anda!!!!!!

Doi me a cabeça, não me apetece falar com ninguem.. e penso..

Porque raio o tempo não parou ás 6 da manhã....

terça-feira, setembro 19, 2006

E ao sétimo dia...

No Duocentésimo, quadragésimo quarto post.. estive bem.. sem erros ortográficos ;-)

Ele descansou?

Não, claro que não... Ele iniciou-se no Franchising!!!!!!!!!!

http://www.sol.pt/blogs/s302253/default.aspx

Azar....

Parece que o Furacão Gordon não vai atingir o Continente...

Estava a contar com ele para dar umas varridelas no "sistema".....

Darn!!!!

Parabens a você!!!!!

Foram nove os primeiros domínios registados em «.pt», corria o ano de 1991. Dns.pt, fccn.pt, inesc.pt, inescb.pt, inec.pt, puug.pt, ssf.pt, ua.pt e e up.pt inauguraram a presença de entidades nacionais na Internet.
Foi, no entanto, a partir de 1995, que se deu a primeira grande explosão de domínios «.pt», já que «a World Wide Web era pouco conhecida em Portugal até à data», explica Pedro Veiga, presidente do conselho executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pelo serviço de registo de domínios e subdomínios «.pt».
«Com o aparecimento das empresas comerciais, como a Telepac, dá-se, de facto, em 1995, a grande explosão de domínios .pt, mas, em 2001, com o advento da bolha tecnológica, deu-se um crescimento exponencial», acrescenta o responsável.
Um crescimento que desacelera nos dois anos seguintes e que sofre novo impulso a partir de Março de 2006, por força da mudança das regras de registo, da consequente redução da burocracia e da diminuição dos custos em cerca de 40 por cento.
Nem o aparecimento do domínio comunitário «.eu» veio desacelerar este acréscimo, responsável pelo registo mensal de 3000 a 3500 novos domínios «.pt». «O .eu não tem tido o impacto esperado e penso que não irá influenciar os registos nos domínios dos países da União Europeia», sustenta Pedro Veiga.
Como as regras estão, há muito, definidas, tem sido bastante pacífica a atribuição de domínios «.pt». Excepção feita a uma disputa pelo domínio «borlix.pt» que opôs uma empresa do Grupo Sonae à Borlix Lda.
A primeira fez o registo do domínio com base num pedido de marca, mas a segunda exigiu o mesmo registo por causa do nome da empresa. O caso acabaria em tribunal e o domínio seria atribuído à empresa da Sonae, dando razão à FCCN.
Actualmente, existem quase 75 mil domínios «.pt» activos, número que, acrescentado aos mais de 19 mil «.com.pt» e aos cerca de nove mil «.edu.pt» faz com que sejam mais de 104 mil os domínios nacionais.

In Sol

Pensem nisto da próxima vez que forem a casa de Banho....

A primeira associação entre a lavagem de mãos e o atenuar o peso da consciência é atribuída a Poncio Pilatos, procurador romano que colocou nas mãos de terceiros a decisão, que devia ser sua, de condenar Jesus Cristo ou Barrabás.
Foi, contudo, preciso passarem 21 séculos para que este gesto intuitivo - que nos leva a lavar as mãos depois de termos cometido algum erro que nos provoca peso na consciência - fosse reconhecido cientificamente.
Segundo um estudo, publicado na última edição da revista norte- americana Science, os seres humanos têm uma grande necessidade de se lavar, literalmente, depois de terem tido alguma atitude menos correcta ou incorrecta.
«A associação entre a pureza moral e a física é dada como certa há tanto tempo que é surpreendente que ninguém o tenha provado empiricamente», disse Chen-Bo Zhong, investigador da Universidade de Toronto e co-autor do estudo.
A esta necessidade de lavar as mãos, Zhong deu o nome de «efeito Macbeth», em honra da famosa tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, quando Lady Macbeth manipula o marido para assassinar o rei da Escócia e refere que «um pouco de água limpará esta acção».
O que serve de muito pouco: «Fora, maldita mancha, fora», grita Lady Macbeth numa das cenas mais famosas da tragédia quando, sonâmbula vê uma mancha de sangue, que não consegue limpar.
Há muito que os psicólogos sabem que quando as pessoas actuam contra as suas próprias crenças têm necessidade de se compensar, faltava, no entanto, a comprovação científica de que a necessidade de compensação pode tomar a forma de algo tão físico como a lavagem das mãos.
Numa experiência com estudantes da Universidade Northwestern, em Illinois, os investigadores criaram dois grupos de estudantes, pedindo aos alunos de um dos grupos para recordarem uma atitude pouco ética que tenham tido no passado.
Aos do segundo grupo pediram para fazerem uma boa acção como entregar uma carteira perdida.
Depois, os investigadores pediram aos estudantes dos dois grupos para escolherem entre uma lapiseira e uma toalhita húmida.
Mais de metade do grupo a quem foi pedido para se lembrar de uma má acção escolheu a toalhita húmida.

In Sol

segunda-feira, setembro 18, 2006

Acho que me constipei........

Mas valeu a pena....

Adormeci em frente á janela.. aberta.....

Acordei com o nascer do sol... gelado..

Desbloqueador de conversa.. (sempre util..)

O Efeito estufa pode extinguir a Raça Humana (pobre de vós.. O clima de Neptuno é muito mais agradável, logo, só tenho de apanhar o expresso inter galático e pirar-me...)...

Mas nao se assustem... Em 500 Milhões de Anos, é a sexta extinção em Massa que a Terra Observa.... está a ficar rotineiro.....

Daqui a 65 Milhões de anos, já imaginaram uma série de macacos, sentados num cinema a ver o "Terraquic Park", e a perguntar-se, o que terá extinguido aquela raça de seres tão estranhos e agressivos...

Depois digam que foi um cometa......

PS: Sim, vão ver o Documentário do Al Gore....

Ok, isto não é só escrever por escrever....

Todas as publicações que se prezam, dispõem de um código deontológico...

Parecia mal não arranjar um para este cantinho terrestre editado por extra terrestre, fascinado com a Raça Humana....

Portanto, e seguindo alguns conselhos, sempre avisados.. Vou começar a tentar escrever bem...

Não só no assunto, mas na ortografia....

E fico a contar com vocês para correcções.....

Ass:
Provedor Neptuniano para os Assuntos Terráquios...

Sol Vs Expresso - Conclusão

Preço. O Sol é 80 Cêntimos mais Barato.

Em suma. Para quem prefere a Economia… Compre o Expresso. Para quem prefere um Jornal. E tinha saudades de JAS. Compre o Sol…. Acho que o Sol vai crescer de forma sustentada, melhorar algumas coisas, até porque nota-se vontade e vai acabar por destronar o Expresso. Veremos em quanto tempo.

O expresso vai ter de mudar muito para se manter a líder incontestado…

Duvida final. O Expresso vendia 120.000 Exemplares. O sol pretende vender 100.000. Será que o Expresso vai vender só 20.000? Ou o mercado vai alargar??????

Sol VsExpresso Parte 2

a) Aspecto Geral
De uma forma geral, o que mais ressalva, não é a semelhança entre os 2 jornais, é o facto do Expresso ter emagrecido tanto… Apenas 2 Jornais (caderno principal e Economia) com 32 páginas cada. A revista Única mantem a tradição, e os Cadernos de cultura e Emprego, acrescidos de 1 único suplemento sobre os centros de explicações.

Por outro lado o Sol, se bem que apenas devido á primeira edição, apresenta 96 páginas de caderno principal mais 48 no caderno de economia (o normal será 64 mais 24).
Gostei também do logo de promoção (“um jornal que vale por si. não oferece brindes nem faz promoções”. uma bicada evidente ao DVD do Expresso).
b) Corpo Principal
Gostei dos dois, mas sinceramente, senti a falta de uma notícia. Choque. (apesar da noticia do Sol ser mais forte… A casa do Isaltino apreendida.)
Ao nível das crónicas e comentários, o Sol sai claramente em vantagem. Jose Antonio Saraiva (um grande regresso) e Marcelo Rebelo de Sousa (uma formula interessante de comentário), batem claramente Miguel Sousa Tavares (sempre brilhante.mas sozinho) no Expresso. De resto. temos a pagina dos comentaristas Xatos no Expresso. Aguardo com alguma expectativa as crónicas da Margarida Rebelo Pinto sobre Sexo…
Uma nota interessante. O SOL não esconde as suas raízes Expresso e replica algumas colunas (obituário, os números dos acidentes, etc.).
Nota-se ainda no Sol uma tentativa de democratização, de não ser conotado com uma área tão elitista como o Expresso. Dentro do caderno principal, estão as áreas de cultura, desporto, Internet, a semana em revista (tal como o Expresso tinha). Não sei se as secções serão para manter, mas gosto do nome: Política e sociedade (38 paginas), mundo real (24 paginas), intervalo (16 paginas), cultura ciência e tecnologia (outras 16).
No expresso temos 14 páginas de politica, as centrais (estragadas), com uma mini entrevista a Scolari e Fernando Pinto), 2 de desporto, 4 de internacional, 2 de opinião, 1 para a rede expresso e pouco mais. Muito, muito pobre…. Uma outra curiosidade. Metade da primeira página do expresso leva a fotografia de Maria Elisa a chamar a atenção para uma entrevista.na única….
Uma curiosidade. Os 2 semanários dedicam 2 páginas ao Apito Dourado. E comparando os trabalhos, constata-se que o expresso da lhe honras de 2 pagina, enquanto que no Sol, encerra a secção de Politica.
Em suma, o Expresso perdeu aqueles temas fortes e bem investigados. O SOL tem muitos tempos, alguns interessantes. Mas parece que falta alguma profundidade. A rever.
Interessante a sondagem do SOL sobre os melhores e piores presidentes da republica.
Sedutora a crónica de JAS sobre a sua saída do expresso. Os próximos capítulos prometem…
Ganha o SOL
c) Caderno Economia
O caderno de economia do Sol (o Confidencial…) inclui 2 páginas de emprego e 4 de Imobiliário.
O caderno de economia do Expresso, debruça-se sobre temas mais interessantes. (o petróleo de aguas profundas, o verão no Algarve e um pequeno artigo sobre os hábitos de consumo de uma família média…). Gostei mais do expresso.
Nota final. Os dois tem um sobe e desce e Teixeira dos Santos aparece nos …2, a subir.
Até pela mais valia dos comentadores, Daniel Bessa, Nicolau Santos, e Manuela Ferreira Leite. Ganha o Expresso
d) Única Vs Tabu
Provavelmente o ponto onde os 2 jornais mais se igualam. Qualquer das 2 revista esta interessante (e parecida com a sua congénere…). Nota alta para a entrevista a Maria Elisa (o Sol, seguindo a sua vertente mais democrática, apresenta uma historia sobre troca de bébes…).
Muito interessante a crónica de Paulo Portas e a secção. O Filme da minha Vida. Concordo com a Clara Ferreira Alves,..,.
Empate.

Sol Vs Expresso - Parte 1

Uma semana após a data anunciada na minha cabeça. (Não sei por que me tinha convencido que seria no passado fim de semana e não neste…), o Semanário Sol chegou as Bancas.

Movido pelo natural interesse de quem sempre foi um fã do expresso e se sentia um pouco defraudado pelo recente caminho trilhado pelo semanário, resolvi comprar o Sol e efectuar um pequeno exercício de comparação com “a Bíblia…”….

Relembro que na semana passada o Expresso efectuou um re-styling, tendo alterado profundamente o seu aspecto e conteúdo.

A bem da verdade, devo admitir que nem o re-styling, nem o seu Director me convencem por aí além, e para ajudar a festa, nos artigos de imprensa que relevavam o surgimento do novo semanário, o que vi, ainda me assustou mais (recordo uma entrevista de 12 perguntas rápidas aos 2 directores, em que para o director do Expresso… um sucesso seria. “uma coisa boa” e um insucesso. “uma coisa má.”. Brilhante.

Ok. Vamos agora ao que interessa. Uma vez que o SOL tenta reproduzir em grande parte a estrutura do Expresso de há alguns anos, resolvi efectuar a comparação de uma forma sectorial:

domingo, setembro 17, 2006

Noticias da Feira....

Hoje foi dia de Feira....

Vicissitudes várias fizeram com que fosse uma visita rápida e solitária...

Mas sempre enriquecedora...

È giro analisar os contrastes da pupulação que lá vai.. Portugues, Brasileiros, africanos, indianos, ciganos, um pouco de tudo... (por acaso, chineses nao se encontram...)

Tomar o pequeno almoço na Feira é sempre uma experiencia engraçada... E viva a Bifana com o Sumol...

Pela primeira vez encontrei.. Livros.. Recentes, com bom aspecto e baratos... gostei...

O Abençoado Homem das Azeitonas voltou.. até me apeteceu saltar para o colo dele..

Meio Kilo de Azeitona Britada... 1 Eurito de satisfação semanal.... já tinha saudades...

Ocupado a Renovar o Stock de Fruta, lá visitei os meus amigos dos 3 Kg... (Pessegos Grandes... 2 Euros... Maçãs Vermelhas.. 1,5 Euros...)

A Roupa, mantemos ainda a colecção de Verão..Nada de camisas de manga comprida.. (mas tambem, nao me arrisco a ir la comprar sozinho..preciso de uma segunda opinião..)

Gostei de umas T-shirts da Moda... a 5 Euros cada.. Mas nao estava com cabeça para me enfiar no monte a pesquisar.....

Para os meus amigos coleccionadores de Ténis ou Calças de Ganga.. 2 Tendas, chamaram a minha atenção.... Dezenas de Pares....a 10 Euros as Calças e penso que a 20 os Ténis... )

Bem, vou testar a minha farinheira com Ovos mexidos, empurrada por um Paozinho de Mafra Fresquinho....

fiquem bem..

quinta-feira, setembro 14, 2006

Um Hi5 para adultos..

Não, nao ponham a trabalhar essas dirty minds... Com o "para Adultos", quis dizer, para profissionais...

Não!!!!! não desses profissionais.. chiça.. que ideias....

Agora a sério, aqui fica o link de uma boa ideia para estabelecer e gerir uma rede de contactos.... Vão lá ver que vale a pena...

www.linkedin.com

quarta-feira, setembro 13, 2006

Semana complicadita...

Eu sei que estou em falta com os posts prometidos sobre a comunicação, mas tambem ninguem fez o TPC e me enviou o que pedi na sexta...estamos pagos...

Obrigações Pessoais e Profissionais estão a impedir-me de terminar os textos..mas prometo publicar-los até sexta feira.

Thks...

terça-feira, setembro 12, 2006

Consequencias das novas formas de comunicação

- Pai, como é que eu nasci?

- Muito bem, tínhamos de ter esta conversa algum dia!... Ora bem... O que aconteceu foi o seguinte:

Eu e a tua mãe conhecemo-nos e encontrámo-nos num chat desses da Net, que existem para se conversar. O teu pai marcou um interface com a tua mãe num cybercafé e acabámos plugados lá no quarto de banho. A seguir, a tua mãe fez uns downloads no joystick do teu pai e quando estava tudo pronto para a transferência do arquivo, descobrimos que não tínhamos qualquer tipo de firewall. Como era tarde demais para premir o Esc, o teu pai acabou por fazer o upload à balda com a tua mãe e, nove meses depois, o vírus apareceu.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Musica....

Hum....

Not good or to good....

Um dia a ouvir Pink Floyd de Phones...

O seu periodo clássico foi sem duvida um periodo de Ouro....

E Roger Waters.. é sempre Roger Waters...

Bom FDS

TPC (para os mais esquecidos.. Trabalho para casa)

Nos breves, brevissimos momentos de Lucidez porque tenho passado ao longo deste Blog, tenho colocado alguns textos a sobre a temática da comunicação, nomeadamente, sobre a questão das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (que nome tão pomposo não acham?mas actual.. e muito interessante de estudar).

A verdade é que a temática me tem ocupado boa parte do Blog e tenho gasto algum tempo a navegar na net, sempre em volta do universo Google...

È muito interessante de ver, até onde chegou o que inicialmente era visto como um mero botor de busca, que indexava páginas de Internet em indices estruturados.

Percam algum do vosso tempo e consultem os links do Google que tenho do lado direito do Blog..
Vejam principalmente o site de tops de pesquisas (vejam as pesquisas correlacionadas com os acontecimentos mundiais), vejam o current TV...

Depois...

comentem....

Ruinas da Baixa.. 1 vez por ano...

22,23 e 24 Set.
10-13h
14-18h
Tel. 217513210

1499

Ano mítico na História Portuguesa...

Nada como celebra-lo com Fernando Pessoa.. (com tanto sentimentalismo, daqui a pouco ainda começo a postar excertos da Mensagem.. È melhor ultrapassar rapidamente a barreira dos 1500.....)

Em linha Recta

(…)
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe —todos eles príncipes— na vida...
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ô príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que hà gente no mundo?
(…)
Alvaro de Campos, Poema em linha recta

quinta-feira, setembro 07, 2006

''Só a raça humana tolera os inadaptados"

Charles Darwin (Shewsbury, Shropshire, 1809 - Down, Kent, 1882)

Um texto que vale a pena ler...

http://osolaosquadradinhos.blogspot.com/2006/09/o-homem-e-o-poder.html

Já agora, vao aos meus links e visitem o Blog.. Garanto que vale a pena...

Sintra vai regressar à Idade Média de 2 a 17 de Setembro!

Torneios a cavalo, danças no Palácio da Vila e a realização de uma feira medieval fazem parte da iniciativa “Sintra Medieval”, com o objectivo de proporcionar aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo.

Os “Torneios a Cavalo” vão realizar-se a 2 e 3 de Setembro, no Largo Rainha D. Amélia, Palácio Nacional de Sintra, entre as 15h00 e as 20h00.
O programa é composto pela abertura do torneio com um capitão de armas, seguindo-se por demonstrações de tiro ao arco e besta, tendas/museus de cavaleiros, mostra de armas e dois torneios a cavalo. Na zona do terreiro do Palácio, existirá também animação musical medieval, com mendigos, videntes, mostras de falcões, malabaristas e cuspidores de fogo.

As “Danças no Palácio”, que vão realizar-se no Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio Nacional de Sintra), a 9 de Setembro, às 17h30, irão evocar a música e a dança de corte. No âmbito desta iniciativa será, ainda, recriada a entrada da corte em cortejo, a mensagem do arauto e a apresentação de danças populares e palacianas.

Já a “Feira Medieval” irá ter lugar nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, no Largo D. Fernando II (Largo da Feira), em S. Pedro, entre as 17h00 e as 23h30 (sexta-feira) e das 15h00 às 23h30 (fim de semana). No âmbito desta iniciativa, será recriado um mercado medieval, com artesanato recreativo da época, gastronomia, trabalhos em pele, em estanho, sabões, amuletos, cerâmicas, “farmácia antiga”. Decorrerão, ainda, actividades circenses, teatro, música e um espaço infantil
Recriação de um Mercado Medieval com artesanato, música, acrobatas, malabaristas, videntes, serenatas, animações teatrais e circenses e um espaço infantil.
Artesanato:Plantas e flores secas, quadros, encadernações, escultura em madeira e pedra, cerâmica, amuletos, artigos em latão, cestaria, tecelagem, farmácia antiga, sabões, produção de vestuário, calçado, bijuteria ...
Gastronomia:Pastelaria tradicional, batatas assadas, enchidos, doces, cidra e licores, pão artesanal, fogaças, frutos secos, pinhões, mel, queijos, chocolates, rebuçados ...
Estará presente uma exposição de instrumentos de tortura da época.

PROGRAMA DO SINTRA MEDIEVAL
Torneios a Cavalo
Local: Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio Nacional de Sintra)
2 de Setembro 15:00 – Quadros de história ao vivo
16:00 – Abertura pelo capitão-de-armas
16:30 – Demonstração interactiva de tiro com arco e besta
17:30 - Visitas à tenda-museu do cavaleiro e sua senhora
18:30 – Torneio a Cavalo
20:00 – Encerramento com música e cuspidores de fogo
3 de Setembro
15:00 – Quadros de história ao vivo
16:00 – Abertura pelo capitão-de-armas
16:30 – Oficina de Vestuário Medieval
17:30 – Exposição de canhão e de armas de fogo medievais
18:30 – Torneio a Cavalo
20:00 – Encerramento com parada na escadaria do Paço Danças no Palácio Local: Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio Nacional de Sintra)
9 de Setembro, às 17H30
Mensagem do Arauto, evocando música e dança de corte Entrada da corte em cortejoApresentação de danças populares e palacianasEncerramento com dança de saída
Feira Medieval
Local: Largo D. Fernando II, em S. Pedro (Largo da Feira)
15 de Setembro das 17h00 às 23h30
16 e 17 de Setembro das 15h00 às 23h30

A felicidade exige valentia.

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não
esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela
vá à falência.


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar um autor da própria história.


É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma.


É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter
medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para
ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte

quarta-feira, setembro 06, 2006

Astronomia

A sonda Voyager I alcanceou no passado dia 15 de Agosto a marca de 100 Unidades Astronómicas (100 vezes da disancia da Terra a Lua..)

Demorou cerca de 30 anos.

Um classico é sempre um classico

“O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê”
Platão

Que o Vento vos sopre sempre de feição.....

segunda-feira, setembro 04, 2006

As novas tecnologias ao serviço do cliente final

Sem duvida que as empresas estão cada vez mais cientes da importancia que as novas tecnologias tem no seu relacionamento com os clientes, e direccionam muito da sua sua capacidade de atendimento para esses novos canais, por forma a permitir ganhos e eficiencia, e não poucas vezes, redução de trafego desnecessário nas suas instalações.....

Ora, vem este comentário muito a propósito de um acontecimento recente, que prova perfeitamente isto...

Após uma grande aventura, corolada com uma aquisição de um equipamento de cozinha novo, no dia da entrega, face á hora da entrega indicada (das 14 as 18....) como nao me apetecia secar pelos rapazes da distribuição, lembrei me de ligar para a firma (uma multinacional de vendas a operar em Portugal) para saber se era possivel saber qual a minha posição na escala de entregas e qual a hora mais correcta de entrega...

Apos diversas buscas na Net, lá cheguei ao numero de telefone da loja (site oficial..). Depois de mais de 10 tentativas para ligar, optei pelo mail.. a ver se me indicavam uma solução ou se possivel outro numero de telefone..

Entretanto, e para desenrascar, procurei o telefone de outra loja e pedi para me passarem a chamada.. (funcionou... e a entrega correu bem...)

Qual não é o meu espanto hoje, 20 dias passados sobre esta aventura, ao abrir a minha caixa postal, tinha lá a tão esperada resposta ao meu mail, com mais 3 telefones de contacto da Loja, que concerteza me vao dar muito jeito para proximas compras que eu faça naquele estabelecimento.....

Assim, sem sequer um "olhe, desculpe lá a demora...", mas com um "Por vezes, devido ao fluxo de clientes é totalmente atender os telefones atempadamente pelo que sugerimos que tente para:" (ja percebi que o fluxo de clientes para além de ser "totalmente falta aqui qualquer coisa atender" tambem os impede de consultar os e-mails institucionais..)


E depois apregoam que os parvos são os que não vão lá......

os SMS.. ou a nova forma de discussão virtual

Este fim de semana, verifiquei um facto curiosissimo...

A forma como as novas técnicas de comunicação alteram a nossa maneira de interagir com as pessoa é realmente algo de fabuloso..

Antigamente, se por algum motivo nos chateavamos com alguém e decidiamos.. Eu nao quero falar com ele.. as opções que tínhamos não eram muitas...
a) Deixavamos de atender o telemóvel
b) nao atendiamos o telefone (claro, se já tivessemos visor para ver o numero, se não..deixavamos de falar com quem quer que fosse...mas também o fazíamos)
c) Rasgavamos as cartas
d) mudavamos de lado de rua para nao nos cruzarmos...

Em fim, tínhamos em nosso poder o controlo sobre a comunicação..

Hoje em dia como é?

Estes pontos atras focados, ok, controlamos, mas e o resto?

e) O e-mail.. chega sem avisar.. muitas vezes com extensos monólogos (ok, vamos ser mauzinhos e fazemos uma regra para mandar para o lixo o mail.. com o acepipe de devolver um template automático a dizer.. "Temos pena.. nao o lemos.. ")
f) O SMS... bolas.. ai estamos tramados.. chega e não podemos bloquear... Ok, podemos apagar sem ler..mas sinceramente alguém faz isso? e mesmo que o faça... quando o telefone começa a apitar por todos os lados com as mensagens em chuva, alguém resiste a le-las e a iniciar uma discussão virtual por escrito????????? nââââ (ena tantos acentos.....alguém vai ficar contente...)

Devia haver uma forma de podermos bloquear SMS.... e daí, talvez não..

PS: experimentem... poupem uma boa discussão cara a cara.. Virem as costas, respirem fundo e depois..martelem o juizo á outra parte por SMS...

atraso..

Desulpe a falta de actualização este Fim de Semana..
Por alguma razao, fiquei sem Net...

Sorry