terça-feira, junho 20, 2006

Ainda a questão da Origem da Palavra Sincera

Foi uma palavra inventada pelos romanos. SINCERO ...

Vem do velho, do velhíssimo latim.

Eis a poética viagem que fez sincero de Roma até aqui: Os romanos fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado - que estivesse colocado no interior do vaso.

Para o vaso, assim fino e límpido, dizia o romano vaidoso: - Como é lindo! parece até que não tem cera!"Sine-cera" queria dizer: "sem cera" uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes; e da antiga cerâmica romana, o vocábulo passou a ter um significadomuito mais elevado.

Bolas, nem esta porcaria o Moço da Fortaleza Digital conseguiu acertar...

1 comentário:

Anónimo disse...

Aproveito a maré, agora já agora mais calma, para dizer que não tens razões para amuar... quando me chateio nem sempre gosto de lidar com isso, prefiro sacudir os ombros e deixar para mais tarde... e perguntares o que foi só faria com que pensasse nisso mais uma vez ... quando não o queria fazer. E não foi mesmo nada de especial. A minha paciência é que já viu melhores dias... Beijos.