quinta-feira, junho 22, 2006

Do meu arquivo..... Motivar/comunicar/Liderar


Retirado de uma formação ocorrida há 3 anos.... Acho que devia enviar isto para uma série de responsaveis desta casa (eu mesmo me esqueço disto algumas vezes....)


Este quadro pretende retratar o circuito de Liderança...

Fase I - Selecção.... O musico representa a empresa, damos musica ao desgraçado que pretendemos cativar.. Aceite o desafio, o moço poe-se a caminho com as suas ferramentas (rudimentares, claro).

Fase II - Formação/Avaliação de competencias - È fundamental que o novo recruta (simbolizado pela estatua de olhos tapados) seja acompanhado por alguem e que lhe sejam explicadas claramente as regras de Funcionamento... Ok, dizemos baixo e só ao ouvido para que os outros nao se riam do que estamos a dizer que fazemos).

Fase III- Definição de Objectivos - Claramento o nosos objectivo é estar como a menina da foto (e ja agora se for com ela, agradeciamos).

Fase IV- Planear - E um planeamento, quer-se tao claro e preciso como um relógio...

Fase V- Acompanhar/Controlar - Nao sei se da para ver, mas os controladores da foto, servem-se de um auxilar de fabrico Russo.. semelhante á nossa G3.. Não encontrei nenhuma foto com uma M16....

Fase VI- Formar - Qualquer processo deste estilo deve terminar sempre com uma sessão formativa e assertiva (como mostra o cartoon) de modo a explicar claramente ao formando, onde falhou e como poderá nao falhar da próxima vez...

De seguida, reentramos na fase 2, a formação/avaliação....

1 comentário:

Anónimo disse...

...o quadro é giro, mas o desgraçado sê-lo-á sempre...