sábado, junho 10, 2006

Os sentidos....

Um dos stands do Rir2006 pertencia a ACAPO e chamava a atenção para a importancia dos sentidos na nossa vida comum.

Era um stand muito sobrio, mas com pequenos desafios que nos faziam pensar (uma nota muito positiva para o grupo de técnicos que acompanhavam os visitantes, sempre disponiveis para explicar e formar os visitantes).

O desafio consistia em 3 provas...
primeiro - Um pequeno circuito citadino, com algumas das "ratoeiras" com que os invisuais se deparam: um orelhão, um carro no passeio, um Sinal de transito, uma boca de incendio, etc e que deveria ser percorrido por nós, com os olhos tapados e munidos apenas de uma bengala como auxiliar...
Segundo - Um conjunto de tiras com nomes escritos em braille e que deveriamos tentar reconhecer, visualizando um abecedário em braille que estava exposto em painel.
Terceiro- Uma prova de cheiros, diversos frascos com os cheiros do dia a dia (pastilha elastica, gel de banho, especiarias) e que deveriamos identificar.

Qual o objectivo?
Primeiro que tudo, provar que se os invisuais tem os 4 sentidos restantes mais desenvolvidos é porque fazem uma utilização masi cuidada dos mesmos e que tambem nós os podemos desenvolver (teoria básica da evolução né..quanto mais utilizarmos uma funcionalidade humana, mais rapidamente ela se desenvolve em nós e nas gerações futuras..)

Conclusões:
Por vezes, não sabemos avaliar as pequenas maravilhas do dia a dia e a sorte que temos em dispor delas. A visão é sem duvida uma delas.. Para nós, pode ser divertido efectuar o circuito..mas deve ser assustador fazer "circuitos" diarios e sem possibilidade de levantar a pala dos olhos.
A importancia do olfacto no nosso dia a dia fica patente na prova dos cheiros. São cheiros que são perfeitamente reconhecidos.. Não sabemos é de onde.. Depois de identificados.. claro.. é obvio que são dali.. MAs a verdade é que nao conseguimos ligar o cheiro ao nome..
Sobre o Braille.. Bem.. Se com o tacto e a olhar para o abecedário é o que é..imagino quem tenha de ter o abecedário na sua mente decorado...

Em suma.. um pequeno passo para o homem (visita de 30 m a um stand...) um grande passo para a mente.. (uma semana a pensar na importancia dos sentidos....

Sem comentários: